Na manhã desta quinta-feira (09) durante “Operação Alferes” e patrulhamento preventivo pela rodovia estadual MG-449, por volta das 11h00, policiais militares de Arceburgo (MG) deslocavam de Arceburgo para Guaranésia (MG), quando na altura do km 01, ao passarem defronte ao posto Mangueira, abordaram uma motocicleta Honda / CG Titan, vermelha que transitava pela referida rodovia.
Durante a abordagem e fiscalização, o piloto de 22 anos, natural de Monte Santo de Minas (MG), mas residente na zona rural de Arceburgo ao ser indagado, disse que não tinha habilitação, nem mesmo documentação da moto.

Segundo as informações da Polícia Militar (PM), neste momento os militares realizaram a consulta da placa da moto, emplacada em Mococa (SP) nos sistemas informatizados onde constataram que a referida placa pertence a uma outra Honda / CG 125 Titan ES, cor azul, também emplacada em Mococa, fabricada em 2003, sendo constatado que o condutor realmente era inabilitado.
Neste instante, foi verificado que a placa de identificação não pertencia a moto abordada que é da cor vermelha e possui plaqueta de fabricação do ano de "2002", sendo observado que o número do chassi encontrava-se parcialmente picotado e apagado e ao ser realizada a fiscalização do número do motor, o mesmo também estava apagado.

Diante da situação, já no quartel da polícia militar, ao ser indagado pelos militares sobre a origem da moto e da placa, o condutor disse perante testemunha que comprou a moto de um homem morador da cidade de Monte Santo de Minas, já identificado pela polícia, por R$ 1.500,00 a aproximadamente 3 anos, dizendo que comprou a moto sem placa de identificação, contudo, para não transitar sem placa, ganhou uma placa de identificação de um amigo, também morador de Monte Santo de Minas, afixou a placa na estrutura da Honda / CG 125 Titan, vermelha e começou a transitar com a moto pelas vias públicas até ser abordado pela PM na data de hoje.
Ao ser indagado, disse que não realizou a consulta da placa e que imaginava que a placa pertencia a um outro veículo.
Diante dos fatos e em conformidade com o artigo 311 do código penal, o condutor foi preso por adulterar sinal identificador de veículo automotor e conduzido até a delegacia da polícia civil de Arceburgo. Já a moto adulterada, foi apreendida e encaminhada para o pátio credenciado ao Detran/MG de Arceburgo".


