A Prefeitura de Itapecerica finalizou o cercamento, realizado ao longo do último ano, de 29 mil metros de nascentes e matas ciliares localizadas na região das comunidades rurais de Gama, Guacho e Capoeira, totalizando 56 mil metros de cercamento executados na bacia do Rio Gama, dentro das ações do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais), criado pela Copasa e desenvolvido em parceria com a Prefeitura, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, e a Emater.
De acordo com a prefeitura, o cercamento de nascentes e demais áreas de proteção permanente é fundamental para a conservação e recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estão inseridos, além de estimular o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol dos recursos hídricos.
O objetivo do Pró-Mananciais é proteger e recuperar microbacias hidrográficas e áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para abastecimento público.
Em Itapecerica, o programa foi implantado em 2018 e, desde então, além do cercamento e outras ações realizadas na bacia do Rio Gama, da nascente até o ponto de captação, foram construídas mais de 150 barraginhas, que, por meio da captação de água das chuvas, ajudam a recarregar os lençóis freáticos, revitalizar mananciais, controlar erosões e recuperar áreas degradadas.
As bacias de contenção são importantes ações de sustentabilidade socioambiental, uma vez que a água acumulada nesses bolsões pode ser utilizada para diversas finalidades.