Polícia Militar apreende em Arceburgo (MG), um ciclomotor que estava sendo conduzido por um menor que praticava direção perigosa

Por volta das 06:45 min desta quarta (20), durante patrulhamento pela rua Ângelo Galvani, localizada no bairro Vila Esperança na cidade de Arceburgo (MG), policiais militares depararam com um jovem sem capacete de segurança, conduzindo um ciclomotor que por sua vez não tinha placa de identificação, sendo verificado que tratava-se de um dos ciclomotores alvos de diversas denúncias realizadas pela sociedade arceburguense, onde populares denunciavam a prática de direção perigosa por parte do jovem abordado que inclusive, segundo as denúncias e levantamentos, realizava manobras perigosas pela cidade, tais como transitar pelas ruas em alta velocidade ziguezageando e empinando o ciclomotor.

De acordo com a Polícia Militar (PM), durante a tentativa de abordagem, o jovem condutor que no dia 02/04 deu fuga da viatura da polícia militar de Arcebugo no centro da cidade perante diversas pessoas, trazendo risco iminente de ocasionar um acidente, desrespeitou mais uma vez a ordem de parada obrigatória emanada pelos militares, realizando uma conversão brusca e evadindo sentido sua residência onde ao chegar, entrou na garagem com o intuito de evadir da fiscalização.

Durante a abordagem, o jovem de 16 anos, residente em Arceburgo que não portava seus documentos pessoais, relatou ser inabilitado, o que foi confirmado pelo sistema informatizado. O jovem não apresentou nota fiscal do ciclomotor. Durante a fiscalização, os militares verificaram que o ciclomotor não tinha farol dianteiro, nem lanterna, de cor vermelha, na parte traseira, nem velocímetro, bem como não tinha freio dianteiro, apesar de possuir acelerador, contrariando resoluções do conselho nacional de trânsito - Contran.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Ante o exposto e em conformidade com o código de trânsito brasileiro – CTB, foi realizada a apreensão do ciclomotor que foi removido para o pátio credenciado ao Detran/MG, sendo o jovem apreendido pelo crime de direção perigosa e conduzido até a delegacia da polícia civil de Arceburgo na companhia de sua mãe de 32 anos, natural de Mococa (SP), mas residente em Arceburgo, onde foi apresentado para o delegado de plantão que após ouvir mãe e filho, liberou os dois. A PM informou que outros ciclomotores irregulares que circulavam pela cidade perturbando o sossego da população já foram removidos e a fiscalização seguirá diuturnamente. Lembrando que estes ciclomotores, conhecidos popularmente por "cinquentinha" necessitam de emplacamento e licenciamento para transitarem pelas vias públicas, sendo obrigatório que seu condutor (a) seja habilitado na categoria "ACC" OU "A" para conduzi-los.

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!