Na noite do último sábado, (09), foi desencadeada "Operação Lei Seca" na cidade de Formiga (MG), com objetivo de coibir que condutores trafeguem sob efeito de bebidas alcóolicas e outras substâncias que possam comprometer a capacidade psicomotora necessário para dirigir veículos com segurança.
Por volta das 21 horas, foi montado o dispositivo de blitz, na Avenida Brasil, que é uma das principais vias de entrada de Formiga.
Durante as operações, foram fiscalizados cerca de 30 veículos e entre estes, três condutores foram autuados por se recusarem a fazer o teste no etilômetro. Segundo a polícia militar, foi constatado que outros quatro condutores apresentaram sintomas de embriaguez na condução dos veículos.
Vale ressaltar que a infração de conduzir veículo sob efeito de substâncias que alterem a capacidade psicomotora do motorista, ou a recusa em fazer o teste do etilômetro resultam em multa no valor de R$ 2.934,70, com a perda de 7 pontos na CNH, podendo gerar a suspensão imediata do direito de dirigir por 12 meses e até o recolhimento do veículo (caso um outro condutor habilitado e não alcoolizado não se apresente).
Também houve mais duas autuações referentes à condução de automotor sem estar devidamente habilitado.
Tais medidas são necessárias para evitar o recrudescimento dos acidentes de trânsito e com isto pacificar a relação entre condutor/veículo e sociedade em geral.
Foram redigidos 9 autos de infrações, e registrados nove boletins de ocorrência.


