Foi desencadeada na segunda-feira (30), pela Polícia Militar de Onça de Pitangui (MG), juntamente com militares da Polícia Ambiental da cidade de Pitangui, operação no local conhecido por Barragem do Emílio, situada à margem direita do Rio São João, com vistas a coibir atos de pesca predatória no local, com utilização de materiais proibidos, tendo em vista a vigência do período de defeso em virtude da Piracema.
Durante a operação foram flagrados dois indivíduos de posse de 04 tarrafas de nylon, materiais proibidos para pescadores amadores. Os indivíduos estavam de posse de 12 quilos de pescados de espécies nativas diversas, tais como Mandí, Corvina e Corimbatá. Os petrechos de pesca e os peixes foram apreendidos. Foi registrada ocorrência noticiando o fato ao Ministério Público e lavrados dois autos de infração no valor total de R$7.155,45 (sete mil cento e cinquenta e cinco reais e quarenta e cinco centavos).
A Polícia Militar alerta que o período da Piracema se estenderá até o dia 28 de fevereiro e que ocorrerão novas operações no local, bem como em outros recursos hídricos existentes na cidade de Onça de Pitangui.

