A Prefeitura de Itapecerica (MG), por meio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itapecerica (Consepi), entregou à Polícia Militar nesta segunda-feira (31) um cheque no valor de R$ 100 mil reais, cumprindo sua quota no rateio realizado com os municípios de Camacho e São Sebastião do Oeste para a aquisição de uma caminhonete equipada para funcionamento da patrulha rural.

Segundo a prefeitura, a patrulha rural sempre foi uma das principais reivindicações da população do campo, que cada vez mais vem se sentindo ameaçada pela violência e pela criminalidade, principalmente nas comunidades mais ermas.

A conquista visa proporcionar segurança às famílias instaladas no campo e, sobretudo, garantir aos produtores rurais um ambiente seguro para os seus investimentos e para o desenvolvimento de suas atividades, fortalecendo o agronegócio, setor de grande importância para o progresso do município.
Em publicação em suas redes sociais, o prefeito Wirley Reis, disse; um antigo projeto sendo executado, uma antiga promessa sendo cumprida! Aos municípios vizinhos, o meu agradecimento pela parceria. À Polícia Militar, o nosso constante respeito e apoio. Mais uma vez, está comprovado que a união faz a força.
Seguimos firmes, buscando melhorias para a nossa extensa zona rural. O homem do campo receberá sempre atenção especial em nossa administração concluiu Wirley Reis.
Implementação da Patrulha Rural
No ano de 2021, a Patrulha Rural foi implementada nos municípios de Itapecerica, São Sebastião do Oeste e Camacho, setores do 3º Pelotão da 290ª Companhia do 63º BPM, conforme a criação do projeto Cinturão Rural da 7ª RPM.
Com menos de um ano de efetiva implementação do patrulhamento rural nos municípios de Itapecerica, São Sebastião do Oeste e Camacho, os serviços prestados por esse tipo de policiamento cada vez mais ganha destaque. Dessa forma, objetivando reprimir e prevenir o crime, a base do projeto “Patrulha Rural” é o patrulhamento diário e a presença policial nas comunidades da zona rural.
Neste curto período de tempo, o serviço da Patrulha Rural proporcionou impacto positivo na redução da criminalidade da região. Tal fato é demonstrado na redução das taxas de furto e de roubo, além de prisão de autores dessa prática criminosa e recuperação de materiais e veículos.
Portanto, é inquestionável como a Patrulha Rural trouxe mais segurança ao homem do campo. Contudo, esse trabalho ainda tem muito mais a proporcionar à comunidade. Para isso, a Polícia Militar tem movido esforços, buscando recursos logísticos, como a aquisição de viatura 4X4, o que auxilia no deslocamento nas estradas rurais, além de ter como um dos próximos passos a realização de reuniões nas próprias comunidades rurais.
Visto pelo poder público tais resultados, houve um grande avançando em mais uma etapa do projeto, nesta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, a Prefeitura Municipal de Itapecerica realizou o repasse de R$ 100.000,00 (cem mil reais), por intermédio do CONSEP de Itapecerica, os quais serão destinados a aquisição de uma viatura tipo caminhonete, adequada ao patrulhamento rural.

