Segundo a Prefeitura, a Cemig informou, nesta segunda-feira (10), que será necessário abrir as comportas da Usina de Carmo de Cajuru. Ação fará com que o nível do Rio Itapecerica aumente na região do Candelária.
A matéria continua após a publicidade
Um alerta com caráter de urgência foi feito pela Prefeitura, nesta segunda-feira (10), para que moradores da área ribeirinha na região do Bairro Candelária, em Divinópolis, deixem as casas imediatamente. Segundo a Prefeitura, "é uma situação de extrema urgência". As famílias devem pegar somente o essencial: documentos, remédios, algumas roupas e sair imediatamente das casas.
O motivo, de acordo com o Executivo, é que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que será necessário abrir as comportas da Usina de Carmo de Cajuru. A ação fará com que o nível do Rio Itapecerica aumente na região do Candelária.
Em nota ao g1, a Cemig informou que houve um aumento das vazões, às 6h, porém, "ainda em um patamar para o qual não há registros de inundações no Rio Pará, no trecho até a foz do rio Itapecerica, em Divinópolis."
A vice-prefeita Janete Aparecida disse nas redes sociais que o aviso é urgente.
"Tomara que não aconteça uma tragédia, mas precisamos prevenir, pois a vida é mais importante!".
Comunicado
A Prefeitura divulgou o comunicado feito pela Cemig. Veja abaixo:
"A Cemig informa que devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária na terça-feira), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s.
Será feito um primeiro patamar de ampliação às 14h para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia."