- 06/09/2025 - Itapecerica/MG
Começou nesta terça-feira (4) a fase de depoimentos na CPI da Covid no Senado, com os testemunhos dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, que saíram do governo devido a discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre o combate à pandemia. Mandetta, que comandou o Ministério da Saúde entre 1º de janeiro de 2019 e 16 de abril de 2020, é o primeiro a depor. Acompanhe ao vivo.
De olho nas eleições do ano que vem, o ex-ministro tem adotado um tom bastante crítico contra Bolsonaro e já lançou um livro acusando o presidente de negacionismo. Já Teich, ministro da Saúde entre 17 de abril e 15 de maio de 2020, vai depor a partir das 14h. Ambos foram convocados na condição de testemunhas, ou seja, estão obrigados por lei a dizer a verdade. O também ex-ministro Eduardo Pazuello será interrogado na quarta-feira (5), enquanto o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, serão ouvidos no dia seguinte.
A CPI investiga as ações – e possíveis omissões – do governo Bolsonaro no combate à pandemia de Covid-19, além da utilização de repasses federais aos estados para enfrentar a crise sanitária. A comissão deve inquirir sobre a demora na compra de vacinas, o colapso em hospitais de Manaus, a ausência de um programa nacional de testagem e a promoção de tratamentos de ineficácia comprovada contra o novo coronavírus. (ANSA).
Siga-nos Também no Instagram: @destaknews
Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN
CPI do INSS Aprova Pedidos de Investigação que Miram Irmão do Presidente Lula
04 Setembro 2025
300
Camacho (MG), se Destaca pela Segurança entre 26 Cidades sem Homicídios em 2025
04 Setembro 2025
417
Surto de COVID-19 em Lar de Idosos de Itaúna (MG) Coloca Vigilância em Alerta
04 Setembro 2025
395