Diversas parcerias possibilitaram a realização desse trabalho, que vem crescendo mês a mês. A maioria dos insumos para a fabricação das máscaras são fornecidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, que, por sua vez, fica com grande parte da produção, para ser utilizada em hospitais e outras instituições públicas. No fim de março, por exemplo, foram entregues para a Secretaria Estadual de Saúde 30 mil unidades.
Grande incentivadora da iniciativa, a juíza da Vara Única da Comarca de Rio Pomba, Luciana de Oliveira Torres, destaca também as parcerias que estão sendo estabelecidas com outras comarcas do interior de Minas, como Porteirinha e Itambacuri, que acabaram de receber máscaras confeccionadas pelos detentos. “Quando vejo que o trabalho dos presos está ajudando não só Rio Pomba mas também outras comarcas, eu sinto esperança em dias melhores”, disse.
Ação solidária
A Comarca de Porteirinha recebeu 5 mil máscaras e, em contrapartida, doou tecidos para o projeto. Já a Comarca de Itambacuri foi beneficiada com 4.280 máscaras e participou com a doação de 1,6 mil metros de elástico. As máscaras serão utilizadas em uma ação solidária da qual o fórum irá participar.
De acordo com o diretor do foro de Itambacuri, juiz André Luiz Alves, será realizada, em parceria com outras instituições locais, uma campanha de doação de 2 mil cestas básicas para a população carente da região. Junto aos alimentos, serão ofertadas também as máscaras de proteção facial.
