Uma coisa é incontestável: é impossível falar de Silvio Santos sem citar a televisão brasileira, e vice-versa. Dos 70 anos da TV no país, o comunicador e empresário segue no ar há 62, sendo a maior parte desse período distribuindo os aviõezinhos de dinheiro e inflando o auditório de seu programa a cantar os versos da música “Silvio Santos Vem Aí”. Ele, que completa 90 anos neste sábado (12), tornou-se uma das figuras mais emblemáticas do Brasil, mobilizando caravanas em todo o país para participarem do “Programa Silvio Santos”, como também atraindo críticas por suas posturas e comportamentos polêmicos.
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“Trata-se do maior artista brasileiro e um dos maiores do mundo. É o único que permanece de forma contínua no ar há 60 anos e que foi capaz de formar uma rede de televisão a partir dos programas que ele mesmo apresentou, produziu e patrocinou”, afirmou o professor e escritor Fernando Morgado, autor da biografia “Silvio Santos: A Trajetória de um Mito”. “Seu show dominical, aliás, já teve mais de dez horas de duração e já contou com mais de uma centena de formatos. Essas são marcas muito expressivas”, completou ele.
Crítico de TV e colunista do Super Notícia, Flávio Ricco trabalhou em dois momentos para Silvio Santos – na extinta TVS e, depois, no SBT. Para Ricco, é incontestável que “a figura Silvio Santos é muito forte na vida de muitas pessoas” por causa da trajetória, que começou como camelô e se tornou um dos maiores empresários do país, além de se manter na TV por tanto tempo. “Como comunicador, ele é um dos maiores do país e também o que mais tempo está em atividade”, destacou o colunista.
Ano atípico
A comemoração dos 90 anos de Silvio Santos acontece em um momento atípico no mundo. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o apresentador passou o ano isolado em casa. A última vez que ele pisou no estúdio para gravar o “Programa Silvio Santos” foi em dezembro do ano passado, antes de viajar para passar as suas tradicionais férias na Flórida (EUA). O dono do SBT retornou ao Brasil em março, quando a pandemia já havia se espalhado pelo mundo.
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Diante desse cenário, Silvio foi obrigado a se afastar de uma de suas maiores alegrias, contou Ricco. “A vida do Silvio é basicamente fazer o programa dele. Para mim, é onde ele se sente o Silvio Santos; é lá que ele se encontra; ele gosta de ser o apresentador do programa dele”, afirmou.
Autor da biografia “Topa tudo por dinheiro: as Muitas Faces do Empresário Silvio Santos”, o crítico de TV Mauricio Stycer destaca o fato de que, no ano em que Silvio completa 90 anos, ele não fez “nenhum programa”. “Acho que isso deve ser inédito desde que o Silvio apareceu pela primeira vez na televisão, na década de 60”, disse ele, durante uma live realizada neste mês cujo tema era o aniversário e a trajetória do empresário e comunicador. “Deve ser muito doloroso para ele não estar aparecendo na televisão”, completou Stycer.
Com o fim dos programas inéditos, que ele havia deixado gravado antes de sair de férias, a ordem foi exibir reprises da própria atração. E mesmo sem conteúdos novos, o programa tem alcançado boa audiência. De acordo com a Kantar Ibope, a média registrada entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro foi de 8,6 pontos na região metropolitana de Belo Horizonte.
“Tem programa que está sendo reprisado pela terceira, pela quarta vez, de acordo com a vontade dele”, revelou Flávio Ricco. “Silvio chega a bater quase 10 pontos em média de audiência aos domingos, das 20h à 0h; são quatro horas de programa. Se você considerar essa faixa de horário que tem uma concorrência muito forte como o ‘Fantástico’ (Globo) e o ‘Domingo Espetacular’ (RecordTV), Silvio faz uma mágica”, analisou o crítico de TV.
Para Ricco, essa é uma prova de que o dono do SBT, quando está diante das câmeras, dialoga com pessoas de todas as idades. “Só as pessoas mais velhas não dariam essa audiência para o programa”, frisou.
Fernando Morgado segue a mesma linha de raciocínio. “Eu sou professor universitário e vejo o quanto Silvio Santos continua sendo falado também pelos jovens. Por exemplo: tenho um aluno na faixa dos 20 anos que tatuou o rosto do Silvio na panturrilha”, contou ele.
Figura controversa
Aos 90 anos, Silvio Santos continua sendo uma pessoa controversa, tanto na TV quanto nos bastidores. Apesar das brincadeiras e das risadas que dá no ar, nos últimos anos ele tem se envolvido em polêmicas por conta de suas opiniões, consideradas preconceituosas, e seus posicionamentos.
Colunista do Super Notícia, Flávio Ricco acredita que as críticas às falas e ao comportamento do Dono do Baú não abalaram, de maneira significativa, a imagem do apresentador. “O Silvio é um grande comunicador. Acho que um dos principais fatores do sucesso dele é a forma como ele se relaciona com o público, tanto o do auditório quanto o de casa. Ele estabelece uma relação que poucas pessoas conseguem”, alegou Ricco. “Ele (Silvio Santos) é muito querido ainda, apesar das coisas que ele fez e falou nos últimos anos”, afirmou o também crítico de TV Mauricio Stycer.
Para o biógrafo Fernando Morgado, as celebrações feitas “pela imprensa em torno do 90º aniversário de Silvio Santos comprovam que ele continua sendo o artista mais importante do país”. “Trata-se de uma trajetória cujo legado é permanente e inquestionável”, finalizou.