DNIT Inicia Instalação de Dois Novos Radares em Pontos Críticos da BR-494 Entre Divinópolis e Carmo da Mata (MG)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início à instalação de dois novos dispositivos de controle de velocidade na rodovia federal BR-494, localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A medida visa aumentar drasticamente a segurança em trechos da via com histórico preocupante de acidentes graves e frequentes.

A previsão é que a instalação dos equipamentos seja finalizada ainda no mês de dezembro, marcando um avanço na política de segurança viária da região.

Primeiro Radar: KM 37, Trevo de Divinópolis

Um dos radares está sendo instalado em um ponto considerado de altíssima criticidade: o quilômetro 37, nas proximidades do Trevo do Parque de Exposições, em Divinópolis.

Esta região acumula um histórico negativo de acidentes há anos. A situação chegou a tal ponto que, em julho deste ano, a própria Prefeitura de Divinópolis precisou intervir, optando por fechar o trecho temporariamente como uma medida emergencial e drástica para evitar novas ocorrências.

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"A alta frequência de colisões e a necessidade de proteger a vida dos usuários da rodovia forçaram a ação do município meses atrás. Com a instalação definitiva do radar, a expectativa é que haja uma redução sustentável do número de batidas e uma ampliação do controle de velocidade, disciplinando o fluxo de veículos que utilizam o trevo como acesso crucial na cidade."

O objetivo principal no KM 37 é forçar a redução da velocidade dos veículos que chegam ao perímetro urbano e ao ponto de confluência do tráfego, minimizando o risco de colisões laterais e frontais.

Segundo Radar: KM 91, Carmo da Mata

O segundo equipamento de fiscalização eletrônica será posicionado no quilômetro 91 da BR-494, abrangendo a região do município de Carmo da Mata. Este trecho também foi selecionado pelo DNIT com base em estudos técnicos que apontaram um alto índice de sinistros, muitas vezes relacionados ao excesso de velocidade.

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Aferição e Início da Operação

O DNIT confirmou que, após a conclusão da montagem física dos dois radares em dezembro, os dispositivos não entrarão em operação imediatamente. Eles deverão passar por uma etapa fundamental de aferição e certificação.

Essa etapa será conduzida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro é responsável por garantir que os equipamentos estejam medindo a velocidade com a precisão e a confiabilidade exigidas pelas normas brasileiras.

Somente após essa homologação oficial, quando os radares estiverem devidamente calibrados e certificados, é que eles poderão entrar oficialmente em operação, começando a registrar infrações e, de fato, exercer o papel de fiscalização para salvar vidas na BR-494.

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