"Covid-19" Dois Hospitais da rede particular em Divinópolis já estão com ocupação máxima no CTI

É necessário que a população colabore, respeitando as regras sanitárias, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Neste sábado (5), dois hospitais de Divinópolis, da rede particular, já  estão com ocupação máxima no CTI para atendimento a pacientes com a COVID19.   A matéria continua após a publicidade É necessário que a população colabore, respeitando as regras sanitárias, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Recomendamos que as confraternizações  de final de ano aconteçam de forma virtual. VIGILÂNCIA EM SAÚDE  

Novo Decreto Municipal determina medidas de retorno para a Onda Amarela.

 A Prefeitura de Divinópolis publica nessa próxima segunda-feira (7), o Decreto N° 14.052 que promove alterações nos serviços em funcionamento seguindo as indicações previstas pelo Plano Estadual “Minas Consciente” , revogando deliberações de Decretos anteriores. A volta do município para a classificação da “Onda Amarela”, traz consigo a retomada dos protocolos referidos a onda. Segundo determinações do Decreto Municipal, os bares e restaurantes podem continuar funcionando até às 1h, porém as atividades de lazer e entretenimento dentro do estabelecimento, como música ao vivo, estão proibidas. O decreto também inviabiliza a realização de reuniões, eventos sociais e comerciais com público maior à 30 pessoas. As determinações vigoram até durar o enquadramento da Onda Amarela de Divinópolis. O horário do comércio será flexibilizado seguindo as convenções trabalhistas do setor. Outras determinações O Comitê Municipal vai monitorar a situação nos próximos dias e caso os números não abaixem, já estuda novas determinações, como por exemplo: a suspensão da venda de bebidas alcóolicas nos bares. A Prefeitura de Divinópolis pede a colaboração de todos os cidadãos para respeitarem as normas de segurança estabelecidas. As denúncias anônimas aos que estão descumprindo as determinações do decreto podem ser feitos através do App Divinopolis, disponível nas lojas de celulares “Apple Store” e “PlayStore”. A pandemia ainda não acabou, preze pela vida.  
Divinópolis contabiliza 1113 casos hospitalizados de SRAG em 2020.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que, neste ano, 1113 pacientes foram internados em hospitais do município por causa Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O número é 2992% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. O SRAG é uma síndrome gripal que o paciente apresenta desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de O2 menor que 95%,ou coloração azulada dos lábios ou rosto. Durante a Semana Epidemiológica 48 foram identificados 31 casos de SRAG Os dados equivalem até a última segunda-feira (28/12) e foram registrados pelas seguintes unidades de saúde do município: Hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu e UPA Padre Roberto. A maioria das hospitalizações da doença foi do sexo masculino, com 53,6% dos casos e a faixa étaria predominante foram as pessoas com 60 anos ou mais, com 59% das internações. O dados apontam que 619 casos hospitalizados ficaram em UTI e a maioria deles reside em Divinópolis, cerca de 57,6%. Enquanto os casos de SRAG confirmados para a Covid-19 foram 493 positivos, destes 474 foram confirmados por critério laboratorial e 19 por critério clínico-imagem. Entre os casos notificados, um caso foi confirmado para Influenza, dois casos foram confirmados por outro agente etiológico, 493 casos foram confirmados para coronavírus, 575 não foram especificados e dez casos ainda aguardam resultado laboratorial.
 
48ª Semana Epidemiológica bate recorde de casos notificados e confirmados.
 A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância em Saúde, informa nesta sexta-feira (04/12), os dados referentes à Covid-19 e internações no município que compreendem a 48ª Semana Epidemiológica. As informações analisadas correspondem ao período de 22/11 a 28/11. Os dados apontam que na última semana houve 205 novos casos confirmados, 1514 novas notificações e um novo óbito. A semana epidemiológica em questão apresenta o maior número de notificações e novos positivos desde o mês de abril. Em relação às internações, os dados hospitalares apontam que, em média, 77 pacientes suspeitos de Covid-19 foram internados nos hospitais do município. O percentual médio de ocupação na Semana Epidemiológica 48 é de 36,6%. O municipio conta com 74 leitos de UTI especificos para atendimento a casos suspeitos ou confirmados do vírus, sendo eles 39 da saúde suplementar e 35 do SUS. No setor de enfermaria há 135 leitos, sendo 79 na saúde suplementar e 56 no SUS. Outros 69 leitos de UTI são para pacientes não suspeitos da doença. Na última semana, a média de ocupação nesses leitos é de 87,4%.
Divinópolis regride para a Onda Amarela do Minas Consciente.   A Prefeitura de Divinópolis informa que, após avaliação do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, a Macrorregião Oeste e a Microrregião de Divinópolis retornarão para a Onda Amarela do plano Minas Consciente.   Nesta sexta-feira (04/12), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus realizará reunião para definir a data em que o município entrará para a Onda Amarela, assim como deliberar novas diretrizes relacionadas as atividades econômicas, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Governo de Minas.   A regressão é resultado do aumento dos índices epidemiológicos. O atual grau de risco da Microrregião de Divinópolis é de 13 pontos, quatro a mais em relação à semana anterior. Caso os índices continuem crescendo, o município poderá entrar na Onda Vermelha, que restringe o funcionamento aos serviços essenciais.   Dados epidemiológicos   A cada semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) monitora o quadro do coronavírus em Divinópolis. A última atualização dos dados epidemiológicos ocorreu na última segunda-feira (30/11).   A taxa de incidência, que corresponde ao número de casos novos da doença dividido pela população em risco é de 72, nível considerado médio. A porcentagem de casos confirmados em relação ao número de pessoas testadas é de 16%, número considerado médio.   Quanto à capacidade hospitalar, os dados apontam que 26% dos adultos internados na UTI são pacientes com suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI no setor adulto é de 70%. Os indicadores de avanço do coronavírus apontam que o número de casos confirmados aumentou 7% em relação à semana anterior. A variação da taxa de incidência de Covid-19 teve elevação de 71% nos últimos sete dias. Medidas de segurança   A Prefeitura de Divinópolis ressalta que as normas sanitárias como o uso de obrigatório de máscaras, o distanciamento social, a higienização constante e o cumprimento dos horários de funcionamento de cada atividade econômica devem ser respeitados.   O descumprimento das medidas de segurança acarreta em multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.   Para denunciar irregularidades em relação as medidas de segurança, o cidadão poderá abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.  

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!