A 7ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) flagrou nesta sexta-feira (4) um abate clandestino no município de Pedra do Indaiá (MG), durante uma ação que ocorreu mediante a um requerimento enviado pelo Ministério Público e Instituto de Meio Ambiente (IMA). Seis estabelecimentos do tipo açougue foram multados e ainda foram apreendidos 284 quilos de carne, sem provas de origem.
A matéria continua após a publicidade
Link para baixar o aplicativo
Durante as fiscalizações as guarnições policiais fiscalizaram diversos empreendimentos relacionados a abate de suínos e bovinos, sendo constatado irregularidades nos locais de abate, processamento e armazenamento das carnes oferecidas a venda pelos empreendimentos.
Foram lavrados seis Autos de Infração, com aplicação de penalidade de multa, aos estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades, resultando na apreensão de 284 quilos de carne que estavam expostas a venda, sem provas de origem. Os locais foram lacrados locais como atividade irregular, pelo IMA, por falta de regularização e padrões sanitários.
A Polícia de Meio Ambiente destacou que os riscos provocados por práticas indevidas tanto no abate clandestino, quanto na comercialização dos produtos de origem animal afetam o meio ambiente, põe em risco a saúde dos consumidores e ocasionam o maus-tratos aos animais abatidos.