Numa estratégia diferenciada para o processo eleitoral, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) destinou ao interior de Minas, nessa quinta-feira (12), 550 policiais militares e 130 viaturas. O objetivo é apoiar as unidades operacionais durante as eleições e reforçar a segurança da população. A solenidade de lançamento do efetivo foi realizada pela PMMG no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Eduardo Felisberto Alves.
A matéria continua após a publicidade

Segundo o chefe do Estado-Maior, o deslocamento de militares para o interior do estado é primordial para o cumprimento da missão “Eleições 2020”. “A alocação de efetivo qualificado para aumentar a segurança nas cidades menores é de fundamental importância para a normalidade do pleito eleitoral deste ano. É sabido por todos o acirramento das disputas eleitorais, principalmente, no âmbito municipal”, disse.
Planejamento
De acordo com o diretor de operações da PMMG, coronel Alexandre Magno, o planejamento de segurança para o período eleitoral iniciou em agosto e foi elaborado em conjunto com as demais forças de segurança do estado, com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e demais Poder Judiciário. Dentre as ações operacionais para o pleito, o reforço do policiamento no interior de Minas foi o destaque. Segundo ele, o Sistema de Inteligência da instituição identificou que em cerca de 500 localidades há um acirramento eleitoral que poderia gerar, inclusive, atos de violência.
[video width="640" height="304" mp4="https://destaknewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/11/12112020180941356_WhatsApp_Video_2020-11-12_at_17.26.26.mp4"][/video]
“Nesta quinta-feira, de maneira inédita, enviamos equipes, comandadas por tenentes e cadetes, para reforçar a gestão do controle do policiamento ostensivo já executado nesses locais. O empenho dos militares, oriundos das áreas administrativas e da Academia de Polícia, terá como missão orientar a população para que participe da festa da democracia de forma pacífica, fomentando uma cultura de paz”, destacou. O coronel disse ainda que militares dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Aviação do Estado (COMAVE), de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb) e Rodoviário (CPRV) também atuarão nesse reforço.
Ainda segundo o coronel, pela primeira vez, drones serão utilizados para mapear locais de aglomeração e eventuais práticas de crimes eleitorais.
Operacionalização
Bem cedo, antes das 6hs da manhã, os militares já estavam prontos para o deslocamento ao interior do estado. A previsão é que todos os militares cheguem aos locais de atuação ainda no final da tarde de hoje. Amanhã, eles ainda passarão por um treinamento final de nivelamento e adaptação às localidades de atuação. A previsão de retorno a Belo Horizonte será na próxima segunda-feira (16).
Dentre as cidades que receberão o reforço policial estão Comendador Gomes, no Triângulo Mineiro, e Santa Helena, no Vale do Jequitinhonha.
Prevenção
De acordo com o TRE, no dia da eleição as pessoas só poderão entrar nas seções eleitorais usando a máscara facial e devem manter o distanciamento social nas filas enquanto aguardam a sua vez de votar. Segundo o coronel Alexandre Magno, caso haja resistência da pessoa em utilizar o equipamento, o presidente da seção, autoridade máxima do ponto de vista eleitoral, pode requisitar os policiais militares que estarão próximos, num raio de 100 metros, para orientá-la e, nos casos extremos, até mesmo conduzi-la por desobediência.