Médico coordenador do pronto atendimento da Santa Casa de Itapecerica orienta a população de como será feito o enfrentamento do coronavírus

O médico coordenador do pronto atendimento da Santa Casa de Itapecerica, Dr. Giovani José Cândido, orienta a toda população de como será feito o enfrentamento do surto de gripe comum e do coronavírus Covid-19, nos próximos 60 dias.
 

A matéria continua após a publicidade

 
Ouça a sonora com o médico coordenador do pronto atendimento da Santa Casa de Itapecerica, Dr. Giovani José Cândido
[playlist ids="65926"]
De acordo com o Dr. Giovani, essa fase que inicia o inverno, é a fase que teremos muitas gripes.
Este ano é diferente, porque temo o coronavírus, que na verdade em 80% dos casos vai ser uma gripe comum. Os sintomas serão de febre, tosse e espirros, como uma gripe comum.
O médico orienta, que nesse caso que você tenha esses sintomas, você deve ficar tranquilo, calmo e fique em casa, se isole por sete dias, evite de ir no pronto atendimento, como também nos postos de saúde.
 
O médico explica, que em área de aglomeração é onde o coronavírus transmite mais, e que, em muitas vezes você vai estar com uma gripe comum e vai correr para um pronto atendimento e lá vai ter contato com alguém que tenha coronavírus.
 
Sendo uma gripe comum, com sintomas que todos já conhecem, é aconselhável ficar em casa, tomar um analgésico comum, como dipirona e paracetamol. Além disso, a pessoa deve se hidratar bastante e, principalmente evitar contato com pessoas idosas, por 7 a 14 dias. Isso é muito importante para que possamos isolar esse vírus e vencer a batalha que vai se aproximando.
 
Como todo mundo já passou por isso, nós brasileiros, temos a grande vantagem de estarmos nos preparando antes do quadro aparecer, disse.
 

Atendimento médico

O Dr. Giovani reforça que, você só deve ir ao pronto atendimento em caso muito necessário, para não sobrecarregar o pronto atendimento com casos mais simples, porque os casos mais graves precisarão de atendimento médico com muita urgência.
A outra orientação é, que quando você chegar no pronto atendimento com qualquer quadro que se assemelha a uma gripe, informe imediatamente na recepção, que você está gripado. Nesse momento você receberá uma máscara e será isolado em uma área específica.
 
O médico irá te atender com material de proteção para que você fique seguro e toda equipe também, e principalmente a comunidade com um todo.
 
Segundo o médico, essas ações serão feitas nos próximos 60 dias, tanto na UPA quanto nos postos de saúde.
 

Critérios para que você procure a UPA

Você deve procurar a UPA, em quadros que se assemelhem a gripe, como falta de ar, se você começar a se cansar muito e estiver com dificuldades respiratórias, porque você vai precisar de um atendimento de urgência.
A outra orientação do Dr. Giovani, é de isolamento total e evitar locais com aglomeração, para que as famílias adiem as festas de família, como aniversários, as festas que tenham muitas crianças e principalmente que tenham muitos idosos. Você deve evitar essas festas nos próximos 30 a 60 dias.
 
Esse quadro do coronavírus, é principalmente perigoso para os idosos acima de 60 anos. Também não é aconselhável deixar as crianças com os idosos, as crianças vão para a escola, vão para outros locais e pegam o vírus. Para a criança será uma gripe comum, mas, para o seu avô e para sai avó, pode ser bem mais perigoso, ressalta o médico.
Ainda segundo o Dr. Giovani, nós no Brasil, estamos muito bem preparados para enfrentar esta crise. Esse não é um caso que o governo federal, estadual e municipal vai resolver, depende de cada um de nós, de nos conscientizarmos que, não podemos ter contato com outras pessoas, que não podemos dar as mãos, que não podemos nos abraçar neste momento. Cada um deve manter o maior isolamento possível para evitar o contágio de si, da sua família e também da comunidade, finalizou Dr. Giovani, médico coordenador da Santa Casa de Itapecerica (MG).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!