Nesta segunda-feira (07) por volta das 10:00 horas, Policiais Militares lotado no Destacamento da cidade de Camacho, ministraram palestra sobre Segurança no Trânsito referente ao
“Maio Amarelo” com o tema “Atenção pela Vida” e como palestrante o Cb Paulo Henrique.
A matéria continua após a publicidade

A palestra foi ministrada para 200 alunos e professores do ensino médio da Escola Estadual Nelson Fernandes Friaça, na cidade do Camacho. Na oportunidade também foram distribuídos panfletos informativos e dicas de segurança.
O evento contou também com o apoio dos
Militares, Soldado (PM) Ramos e Soldado Cássio.
A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros fortaleçam a fiscalização e adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.
Considerando que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito e que Minas Gerais possui uma das maiores extensões de malha viária do país, contribuindo consideravelmente com esta triste realidade, faz-se necessário que ações sejam tomadas com o intuito de aumentar a prevenção dos acidentes e seus danos.
Galeria de Fotos
[gallery type="slideshow" size="full" ids="6583,6584,6585"]
Neste contexto, fomentando seus projetos de educação para o trânsito e prevenção de acidentes, a Polícia Militar resolve aderir ao movimento mundial
“MAIO AMARELO” cujo objetivo é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O
“MAIO AMARELO” surgiu acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. O mês foi escolhido em virtude da proposta da ONU ocorrida em 11 de maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, sendo escolhida a cor amarela por ser a cor da advertência no trânsito, contida no semáforo para indicar atenção e nas placas de sinalização de advertência.
A Polícia Militar, como instituição promotora da segurança pública e proteção do cidadão, através de suas Unidades Operacionais, em especial de trânsito urbano e rodoviário, adotará medidas de mobilização e sensibilização comunitária para a prevenção dos altos índices de acidentes ocorridos nas vias urbanas e rodovias em todo Estado, que ceifam vidas e deixam sequelas irreparáveis.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.