Delegacia Virtual completa cinco anos e mais de um milhão de registros, leia mais

Perdeu um documento ou objetos pessoais? Envolveu-se em acidente sem vítima? Sofreu algum dano ou teve algum familiar desaparecido ou localizado? Desde 2014, esses fatos podem ser registrados pela Delegacia Virtual, de onde a pessoa estiver, na rua, em casa ou no trabalho, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia.
 

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O aplicativo foi lançado em 30 de abril de 2014 e, até então, foram feitos 1.099.340 registros. A ocorrência com maior registro é extravio de documentos com 737.300, o que representa 68% dos fatos, seguido de acidente de trânsito sem vítima, com 25,2% (291.608) e extravio de objetos pessoais, com 5,6% (61.506). Os dois últimos são danos, com 0,6% (6.171) e comunicação de pessoa extraviada ou desaparecida, 0,2% (2.683).
O Superintendente de Informações e Inteligência Policial, Delegado-Geral Ivan José Lopes, destaca a importância da ferramenta. "A Delegacia Virtual traz celeridade e eficácia ao registro de ocorrência, trazendo comodidade ao cidadão, que pode registrar o fato no ambiente virtual e reduzir o tempo de espera nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar", afirma.
A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computadores e celulares para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias. A dona de casa Angélica dos Santos, de 40 anos, fez a ocorrência pelo celular quando bateu o carro. "Estava voltando do trabalho e acabei colidindo meu veículo em outro. Acessei a Delegacia Virtual e fiz o registro para apresentar na seguradora. Foi rápido e eficiente", relata.
O estudante Mario Sérgio de Souza, 21, também usou o aplicativo para registrar o fato. "Perdi meus documentos e fiz o registro pelo celular. Foi fácil e me poupou tempo em ir à delegacia para comunicar o extravio", disse.
É importante a população saber que as ocorrências registradas na Delegacia Virtual e em delegacias físicas têm o mesmo valor legal. Ela é aceita por bancos, seguradoras de veículos e em qualquer outro lugar, explica o Superintendente.
 
Entenda como funciona a Delegacia Virtual
Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e do Detran/MG. Pode ser acessada ainda pelo aplicativo do Governo do Estado - MGapp.
O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito com o preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem ao solicitante com o número do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), antigo boletim de ocorrência, e a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids). Com esse acesso, será possível imprimir o Reds. Se os técnicos da triagem tiverem alguma dúvida sobre a ocorrência, o cidadão será orientado a procurar uma delegacia.
Essa triagem dos registros feitos pela Delegacia Virtual é feita por uma equipe de policiais e analistas, que trabalha 24 horas, em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP).

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