Operação de fiscalização de fauna Sporophila é deflagrada em Ubá (MG); veja nas imagens

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e as polícias Civil e Militar de Minas Gerais apresentam resultados da Operação de Fiscalização de Fauna "Sporophila", de combate ao tráfico e cativeiro irregulares de animais silvestres na Zona da Mata.
 

A matéria continua após a publicidade

Na operação foram apreendidas quase 460 espécies de animais que serão encaminhados ao centro de triagem de animais silvestres, onde eles irão passar por uma série de avaliações, clinica, física e comportamental.
Os animeis que estiverem bem, serão destinados a soltura.
Segundo o representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), muitos animais foram encontrados submetidos a maus-tratos, muitos deles mutilados, muitos animais em gaiolas sem condições de higiene e com cheiro de putrefação com acúmulo de fezes e matéria orgânica no fundo das gaiolas.
Também foram encontrados animais com perna fraturada por tentativa de inserção de anilha adulterada, que vem de outros pássaros que eles tentam inserir no animal adulto, porque a anilha é feita para ser inserida no filhote ainda no ninho.
Operação:
30 policiais civis participaram da operação dando apoio aos agentes de fiscalização e a polícia do meio ambiente.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="36572,36573,36574,36575,36576,36577,36578,36579,36580"]
Segundo o delegado regional Dr. Diego, algumas pessoas foram liberadas após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Porém, boa parte dos infratores ficaram presos em razão da pena ser alta. Segundo o delegado, a pena é de 2 a 6 anos e por tanto não cabe multa por parte da autoridade policial.
Essas pessoas irão responder por crimes ambientais e pelo crime do artigo 296, §1º, inciso I, do Código Penal), que se trata de falsificação e adulteração de anilhas.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!