Um grupo de 16 passageiros do navio Costa Favolosa, que foi preso em flagrante com cerca de 300 kg de cocaína, na última quarta-feira (27), no Porto de Santos, é investigado pela Polícia Federal. Os agentes de segurança tentam descobrir se os envolvidos integram organização criminosa ou se foram contratados por narcotrafricantes, também conhecidos como "mulas".
A matéria continua após a publicidade

A prisão ocorreu na última escala da embarcação no cais santista nesta temporada de cruzeiros, antes de seguir para a Europa. A suspeita inicial é que traficantes tenham utilizado os passageiros como "mulas", uma vez que cada preso também estava com quantia igual ou superior a U$ 1 mil. O valor seria uma espécie de adiantamento pelo "trabalho" de transporte do entorpecente.
Os passageiros, incluindo dez brasileiros, três franceses e três belgas, sendo oito mulheres e oito homens, todos menores de 30 anos, foram detidos a bordo da embarcação, após agentes de segurança do navio identificarem, por meio de escâneres, tabletes da droga nas bagagens despachadas pelos suspeitos. Assim que localizado e identificado pelos funcionários e por agentes federais, o grupo foi desembarcado e levado à delegacia da Polícia Federal dentro do próprio terminal de passageiros, na Margem Direita do cais santista.
O navio, capaz de transportar quase 5 mil pessoas, não precisou ser retido e recebeu autorização para seguir viagem ainda no início da noite de quarta.
O entorpecente estava dividido em 16 tabletes, distribuídos entre as malas dos envolvidos. Depois de ouvidos pelas autoridades, os passageiros foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de São Vicente para aguardar audiência de custódia na Justiça Federal.
[caption id="attachment_35533" align="alignnone" width="700"]
Cocaína foi apreendida com passageiros de cruzeiro em Santos (Foto: A Tribuna)[/caption]
Primeira vez
Em 20 anos de operação do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, esta foi a primeira ocorrência do tipo. Inicialmente, não há informações de tripulantes ou funcionários da empresa envolvidos na tentativa de tráfico internacional.
Em nota, a Costa Cruzeiros, responsável pela embarcação, confirmou a ocorrência. “A apreensão dessas substâncias aconteceu durante as atividades rotineiras de controle realizadas pelos agentes de segurança no navio Costa Favolosa enquanto atracado no Porto de Santos”.
Ainda de acordo com a empresa, seguindo os protocolos, a ocorrência foi imediatamente relatada às autoridades federais e locais. “A investigação está em andamento e, por esse motivo, a companhia não pode dar mais detalhes, mas, o comando do navio segue fornecendo assistência completa”.
[caption id="attachment_35534" align="alignnone" width="700"]
Navio Costa Favolosa foi liberado para seguir viagem ainda na noite de quarta-feira (27) (Foto: Nirley Sena/AT)[/caption]