Os boatos sobre inserir publicidade na plataforma começaram após uma entrevista de Brian Acton, que criou o WhatsApp com Jan Koum, quando ele afirmou que se sentiu “vendido” ao entregar o aplicativo inteiramente nas mãos do Facebook em 2017, que fez a compra em 2014. Acton era contra o uso de anúncios como forma de monetizar a plataforma, mas Mark Zuckerberg discordava. Todo o conflito entre os dois girava em torno das possibilidades de tornar o WhatsApp lucrativo.
No Twitter, o WABetaInfo explicou que após o usuário atingir um certo número de visualizações de status, o aplicativo deve mostrar um anúncio.
Os anúncios ainda não ganharam data para chegar ao aplicativo, mas os boatos já adiantam que as postagens de publicidade teriam duração de 24 horas, mesmo tempo que o conteúdo do status permanece no aplicativo. Mais explicações sobre como a publicidade funcionaria devem chegar com a confirmação da novidade. Por enquanto, a função só seria testada na versão para iPhone.How ads will work on WhatsApp? After viewing a certain number of statuses, WhatsApp might show an Ad. https://t.co/Ib4RkVCDmh
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 27 de setembro de 2018