PT descumpre liminar do TSE e mantém Lula como candidato em propaganda no rádio e na TV

BRASÍLIA — O PT descumpriu decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e voltou a divulgar, nesta terça-feira (4), em propaganda de rádio e TV a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

A matéria continua após a publicidade

Na segunda-feira, duas liminares proibiram o partido de incluir Lula como candidato nos programas de rádio e TV, sob pena de pagar multa de R$ 500 mil por descumprimento de decisão judicial. Pouco antes das 10h foi veiculada inserção do PT em rádio. Nela, Fernando Haddad se apresenta como o vice-presidente de Lula. Programa foi veiculado no rádio e na TV nesta terça-feira (4) [playlist ids="20687"]
Na propaganda eleitoral da TV, no entanto, o ex-presidente não aparece mais como candidato, e Fernando Haddad é apresentado apenas como vice-presidente, sem citar Lula. O programa da coligação "O Povo Feliz de Novo" abriu com uma cartela que cita a recomendação de um comitê da ONU de não proibir a participação do ex-presidente na eleição, e avisa que vão recorrer para manter a candidatura de Lula. No bloco dos candidatos a deputado do PT, as imagens de Lula continuam aparecendo, assim como a hashtag "Lula Livre". O ex-presidente, no entanto, já não aparece mais como candidato.´ A inserção veiculada hoje pela manhã no rádio começa com o locutor anunciando: "Com Lula o Brasil era diferente." Em seguida, o próprio petista fala: — Esse povo sorria, esse povo comia, esse povo trabalhava, esse povo recebia salário, esse povo estudava. E sabe que vivia num país melhor durante 12 anos. Entra o jingle da campanha com o refrão: "É Lula, é Haddad, é o povo. É o Brasil feliz de novo".
Aparece, então, Haddad, que assim se apresenta: — Eu sou Fernando Haddad, vice-presidente de Lula. Vamos juntos trazer o Brasil de Lula de volta. Vamos fazer o povo feliz de novo. Na sexta-feira, o TSE rejeitou o registro da campanha do ex-presidente por considerar que ele, condenado em segunda instância, não pode participar da corrida eleitoral, de acordo com as regras da Lei da Ficha Limpa.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!