Belo Horizonte terá o primeiro Hospital Municipal Veterinário do Estado. Voltado para atendimento de emergência de cães e gatos de famílias de baixa renda da Grande Belo Horizonte, o local deverá estar em pleno funcionamento até setembro deste ano.
A matéria continua após a publicidade

A estrutura será montada no prédio onde funcionava um posto de saúde, no bairro Madre Gertrudes, na região Oeste de BH. A área pertence à Prefeitura de Belo Horizonte e está abandonada desde 2009.
Segundo o prefeito Alexandre Kalil, o Executivo não terá gastos de custeio com o hospital, já que serão firmadas parcerias com universidades e com a Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa). Já o recurso nas obras será do governo federal, por meio de emendas parlamentares. Foi liberado R$500 mil para investir na infraestrutura e na aquisição de equipamentos.
Segundo o vice-presidente da associação, que ficará responsável pela administração do local, Aldair Júnio Woyanes Pinto, serão distribuídas fichas diariamente para atendimento em horário que ainda será definido. A capacidade de consultas diárias será analisada após a realização do projeto.
Os veterinários que vão trabalhar no hospital serão voluntários, além de estagiários das universidades parceiras. Será uma espécie de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Escola para animais. Os procedimentos que não puderem ser realizados por lá, serão encaminhados para clínicas conveniadas ou hospitais universitários.
Existem hospitais municipais veterinários com o mesmo perfil apenas em São Paulo e Brasília no país.