A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma operação em Itaúna (MG), nesta segunda-feira (27), após receber denúncia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), por meio do Núcleo de Emergência Ambiental (NUDEN), sobre a manutenção ilegal de pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro.
No local indicado pela denúncia, os policiais encontraram e apreenderam 17 pássaros silvestres. As espécies encontradas não foram divulgadas pela polícia, mas serão encaminhadas para avaliação e posterior soltura ou encaminhamento para centros de reabilitação. Além das aves, também foram apreendidos materiais utilizados para a captura e manutenção dos animais, incluindo 15 gaiolas de arame e madeira, 3 alçapões e 2 estilingues.
A Polícia Militar de Meio Ambiente lavrou um Auto de Infração Administrativo contra o responsável pela posse ilegal dos animais. Diante da constatação do crime ambiental, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, que assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá pelo crime de manter em cativeiro animais da fauna silvestre brasileira sem autorização. A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a importância da colaboração da população na denúncia de crimes ambientais. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 181 ou diretamente à SEMAD/NUDEN.
Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação