Presidente dos Estados Unidos lamenta tragédia no Rio Grande do Sul e oferece ajuda ao Brasil

Biden diz estar “profundamente triste” com a tragédia no RS. Ele também afirmou que os EUA estão “ao lado do Brasil neste momento difícil”

O presidente dos Estados Unidos (EUA), o democrata Joe Biden, lamentou, nesse sábado (11), as perdas e devastação causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul — a tragédia socioambiental deixou, até o momento, mais de 140 mortos e 120 desaparecidos.

Em comunicado oficial, o chefe da Casa Branca diz estar “profundamente triste” e chega a oferecer o envio de ajuda ao povo gaúcho, em coordenação com autoridades brasileiras que atuam no RS. “Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”, afirmou.

“Jill [Biden, primeira-dama dos EUA] e eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos”, declarou.

As enchentes no RS

De acordo com boletim mais recente da Defesa Civil, 143 pessoas morreram devido às chuvas e inundações no estado. Há ainda 131 desaparecidos e 806 feridos. Desde 29 de abril, 2.115.704 pessoas foram atingidas pela tragédia socioambiental em 446 municípios gaúchos.

Continua após a publicidade

Mais de meio milhão de moradores do Rio Grande do Sul (538.284) estão desalojados, enquanto 81.285 encontram-se em abrigos. Até o momento, 76.399 pessoas e 10.555 animais foram resgatados.

Confira a lista de mortos e desaparecidos aqui.

Continua após a publicidade

Foto: Igor Estrela/Metrópoles

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!