João Leite lidera em pesquisa eleitoral de Belo Horizonte enquanto avaliação dos governos apresenta contrastes; Aponta Pesquisa

Belo Horizonte, MG - Nesta quinta-feira (28), o Instituto Paraná Pesquisas apresentou os resultados de uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte, além de revelar a avaliação dos governos estadual e federal pelos eleitores da capital mineira. Os dados fornecem insights valiosos sobre a dinâmica política na cidade e a preferência dos cidadãos em relação aos possíveis candidatos.

Em dois cenários apresentados, o ex-deputado estadual João Leite (PSDB) desponta numericamente à frente. No primeiro cenário, embora a disputa seja acirrada, com um empate triplo considerando a margem de erro de 3,3 pontos percentuais, Leite lidera com 16,6% das intenções de voto, seguido de perto pelo senador Carlos Viana (Podemos) com 16,2% e pelo deputado estadual Bruno Engler (14,9%), que possui forte ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros pré-candidatos também estão na disputa, como Duda Salabert (PDT), Gabriel Azevedo (MDB), Rogério Correia (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Luísa Barreto (Novo). Brancos, nulos e indecisos somam 20,2% do eleitorado.

No segundo cenário, excluindo-se alguns nomes, João Leite mantém a liderança, aumentando sua vantagem numérica sobre Engler, embora ainda estejam tecnicamente empatados.

Um aspecto relevante da pesquisa é a avaliação de rejeição dos candidatos. A deputada federal Duda Salabert apresenta a maior rejeição, com 21,8% dos eleitores afirmando que não votariam nela de forma alguma. João Leite tem uma rejeição de 17%, seguido por Carlos Viana, com 15,6%.

Continua após a publicidade

Além dos cenários eleitorais, a pesquisa abordou a avaliação dos governos estadual e federal. O governo de Minas Gerais, liderado por Romeu Zema (Novo), é mais bem avaliado que o governo federal pelos eleitores de Belo Horizonte. Zema tem 59,3% de aprovação e 37% de desaprovação, enquanto o governo federal, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alcança uma aprovação de apenas 38%, com 58,3% de desaprovação.

A pesquisa foi realizada com 900 eleitores, garantindo um grau de confiança de 95%. Os resultados fornecem uma visão abrangente das preferências políticas na capital mineira e sinalizam tendências importantes para as próximas eleições municipais.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!