Escolas municipais de Itapecerica estão entre as 30 instituições premiadas pelo Governo de Minas, no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

As escolas municipais Severo Ribeiro e Cônego Cesário estão entre as 30 instituições de ensino premiadas em Belo Horizonte

As escolas municipais Severo Ribeiro e Cônego Cesário estão entre as 30 instituições de ensino premiadas na última terça-feira (12), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos em Belo Horizonte, por se destacarem no ano de 2023 no programa Jovens Mineiros Sustentáveis, com iniciativas criativas adotadas em sala de aula com alunos do 5º ano do ensino fundamental em prol do meio ambiente. O programa é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Durante a cerimônia de premiação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pelo programa, entregou cerca de 250 computadores, além de placas de homenagens “Escola Sustentável” a instituições e professores.

No total, as escolas de Itapecerica ganharam 11 computadores. A Escola Municipal Severo Ribeiro recebeu seis computadores por conquistar o 4º lugar e mais um computador por ter aderido ao projeto Bosque do Amanhã, totalizando sete máquinas. A Escola Municipal Cônego Cesário foi premiada com três computadores por ter ficado em 13° lugar e mais um computador por participar do projeto Bosque do Amanhã, totalizando quatro máquinas.

O projeto Bosque do Amanhã faz parte das atividades propostas pelo programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Em setembro, em homenagem ao Dia da Árvore, os alunos participantes foram desafiados pelo Governo de Minas a fazer o plantio de mudas em suas cidades. Em Itapecerica, o plantio de mudas de árvores nativas foi realizado na Mina Magnólia, onde está sendo implantando o Parque Natural Municipal Mina Magnólia.

Continua após a publicidade

A cerimônia de premiação marca o encerramento anual das atividades do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que está em seu terceiro ano, considerando o projeto-piloto. O programa conta com 104 municípios participantes, em um total de 180 escolas municipais. Os estudantes aprendem, por meio de atividades teóricas e práticas, diversos temas sobre sustentabilidade, entre eles consumo consciente, gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas. Em 2024, mais 40 municípios irão participar do programa, uma rede que vem crescendo ao longo dos anos. Itapecerica é participante desde o projeto-piloto.

O objetivo do programa, que representa um avanço na área ambiental do estado e um diferencial para as futuras gerações, é despertar na comunidade escolar e entorno a importância da causa climática e da preservação ambiental. A partir do conhecimento adquirido, as crianças passam a influenciar suas famílias para mudanças de hábitos, originando assim um processo de mudança de cultura.

Fotos: Prefeitura/Divulgação

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!