Morre aos 78 anos, o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho

Alberto Pinto Coelho, ex-governador de Minas Gerais, morreu aos 78 anos na manhã desta segunda-feira (20), no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, onde lutava contra uma leucemia. A informação foi confirmada pelo filho Betinho Filho Coelho. 

O político assumiu o Estado entre abril e dezembro de 2014 após a renúncia de Antonio Anastasia, de quem era vice-governador. Na época, Anastasia deixou o governo de Minas para concorrer ao Senado. 

O filho Betinho Coelho, pelas redes sociais, lembrou que o pai é um modelo a seguir. "Em breve, traremos as informações sobre o local em que prestaremos nossas homenagens a este que foi, é e sempre será a minha maior referência", postou Betinho, que é deputado estadual pelo Partido Verde e ocupa atualmente a 3ª-Vice-Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Gustavo Valadares, secretário de Governo de Minas, se pronunciou dizendo em um post na internet que Minas Gerais e o Brasil perderam "um grande homem público" e que o ex-governador Alberto Pinto Coelho foi uma das suas principais referências na vida pública. O secretário também mandou um abraço para os familiares do político. 

Continua após a publicidade

Carreira política

Alberto Pinto Coelho nasceu em Goiás, mas mudou ainda criança para Minas. Filho de advogado e de uma professora, se graduou em Administração de Empresas. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994, exercendo quatro mandatos parlamentares. 

Ocupou a Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2007, e foi reeleito para o mesmo cargo em 2009. Também assumiu a presidência do Partido Progressista (PP) no Estado.

Continua após a publicidade

Em 2010, compôs a chapa para o governo de Minas encabeçada por Anastasia. Em 1º de janeiro de 2011, Alberto Pinto Coelho assumiu como Vice-governador. Em 2014, o então governador Antônio Anastasia deixou o posto para se candidatar ao Senado e Alberto assumiu como governador do estado de Minas Gerais. 

Nas redes sociais, o Prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis, publicou uma nota de pesar:

Em nome do povo itapecericano, manifesto o sentimento de pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, nesta segunda-feira, 20 de novembro.

Grande benfeitor de Itapecerica, responsável por diversas melhorias no município, Alberto foi deputado estadual por quatro mandatos e vice-governador, atuando sempre em defesa da democracia, da liberdade e dos direitos do povo mineiro.

Estendo os sentimentos aos seus amigos e familiares.

Wirley Reis - Têko Prefeito de Itapecerica

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!