Rede de Lojas Renner fecha 20 unidades e demite funcionários no primeiro trimestre de 2023

A rede de lojas Renner, uma das maiores varejistas do país, fechou 20 unidades de suas marcas e demitiu dezenas de funcionários durante o primeiro trimestre de 2023. A medida foi tomada para realinhar os seus indicadores após registrar resultados ruins nos meses de março e abril. Segundo a direção da empresa, erros de análise foram cometidos e o efeito "macroeconômico" também pesou nos resultados da rede. Embora o número exato de demitidos não tenha sido divulgado, a empresa afirmou que uma parte do efetivo foi realocada e outra parte deixou os quadros da varejista.

A marca mais afetada foi a Camicado, com o fechamento de 13 lojas, seguida pela Renner e pela Youcom, com o fechamento de quatro e três unidades, respectivamente. A Renner disse que "retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações" e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas, resultando em maior eficiência, com aumento de venda por metro quadrado e redução de custos. Para o CEO do grupo, Fabio Faccio, tais ajustes de estrutura representam altos custos pontuais, mas viabilizam uma melhora de resultados mais rápida.

Em seu relatório de desempenho, a Renner adiantou que o segundo trimestre ainda será de despesas altas por causa do novo centro de distribuição de Cabreúva (SP), em operação total em 2022. De janeiro a março, as despesas com vendas, gerais e administrativas subiram 8,8%, contra uma alta de receita líquida de 2,2%. Com isso, as despesas sobre a receita líquida de varejo cresceram de 41,7% para 42,7%, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, especialmente por causa dos menores volumes vendidos.

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Na análise da diretoria financeira, a inadimplência continua elevada, com o acréscimo de 0,8 ponto das contas em atraso de mais de 90 dias. Da carteira total de clientes, de janeiro a março, o volume de vencidos subiu de 22,1% em 2022 para 28,3% em 2023, sendo que a perda líquida aumentou de 3,5% para 5,6%. As perdas que a empresa está sofrendo no momento não seriam relacionadas à pandemia, mas ao cenário econômico do Brasil.

Mesmo com as medidas tomadas recentemente, a rede prevê a inauguração de 15 a 20 lojas Renner, 10 a 15 Youcom e cinco Ashua ainda em 2023. A companhia pretende ainda encerrar o ano com margem bruta em ligeira alta, diante das melhorias esperadas para a segunda metade do ano, em decorrência da melhora da demanda e da revisão estratégica adotada.

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