XV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica será lançado em Belo Horizonte

Nesta sexta-feira (12), às 16 horas, será lançado na capital mineira pela Prefeitura Municipal de Itapecerica e pelo Sebrae Minas o XV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, a ser realizado de 8 a 11 de junho, fim de semana do feriado de Corpus Christi. A cerimônia de lançamento será realizada na sede do Sebrae Minas, localizada na avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, em Belo Horizonte.

Divulgação/Prefeitura de Itapecerica

O Festival de Gastronomia Rural acontece na Praça Dom José Medeiros Leite e adjacências, no Centro de Itapecerica, e disponibiliza ao público e aos comerciantes estrutura e organização de primeira qualidade. A festa oferece o melhor da autêntica culinária da roça mineira, a estrela principal do evento, com mais de 50 pratos diferentes da típica gastronomia rural local, doces, quitandas, cervejas artesanais e cachaças, apresentações culinárias efetuadas por chefs, além de alimentos de agricultura familiar e artesanato local.

De acordo com a prefeitura de Itapecerica, a festa será embalada por muita música caipira, com diversas atrações musicais. Tudo acontece em um ambiente temático cuidadosamente decorado, a fim de que os participantes sintam-se, de fato, na zona rural. 

Mais uma vez, o tradicional evento, sucesso de público e de crítica e aperfeiçoado a cada ano, deverá atrair milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões. O festival é um importante fomentador do turismo e da economia de Itapecerica, gerando emprego e renda, aquecendo o comércio e a prestação de serviços no município.

Continua após a publicidade

Esta edição do evento deverá reafirmar e fortalecer a gastronomia como grande atrativo para a atividade turística de Itapecerica no cenário estadual e até mesmo nacional. Ao divulgar e fomentar a cidade como destino gastronômico, diversifica-se a oferta turística do município, movimentando a cadeia produtiva do turismo, oportunizando o conhecimento de novas cozinhas ligadas à culinária rural típica e, por fim, aquecendo a economia local.

Parceria do Sebrae Minas

O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, uma das principais referências no gênero gastronômico em toda Minas Gerais, conta nesta edição com uma novidade: a parceria da Prefeitura, realizadora do evento, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), que assume um papel relevante como correalizador da festa.

Continua após a publicidade

A instituição irá somar esforços com a Prefeitura na capacitação e oferta de cursos e orientações para viabilizar a participação de chefs de cozinha renomados, além de potencializar a divulgação do evento nacionalmente, dando à grandiosa festa projeção mais ampla, com a atração de um número ainda maior de turistas. O objetivo é fomentar a atividade econômica da cidade, beneficiando os empreendedores e gerando emprego e renda para a população.

“O setor de alimentação movimenta muitos pequenos negócios e sustenta muitas famílias. Nosso objetivo é oferecer orientações e ferramentas que ajudem os empreendedores a se articularem e atuarem de forma interconectada, atendendo as demandas do mercado, promovendo melhorias nos empreendimentos, estimulando a criação de novos produtos e valorizando a gastronomia regional”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Um pouco de Itapecerica

A cidade de Itapecerica, conhecida como Cidade das Rosas, fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais e sua população é de cerca de 22 mil habitantes. A cidade, que no próximo dia 20 de novembro completa 234 anos, foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais.

O turismo no município se faz presente em diversas vertentes, como a religiosa, a ecológica e a cultural. Considerada o berço cultural do Centro-Oeste mineiro, com seus casarões imponentes e igrejas centenárias, ruas históricas e belíssimas praças, Itapecerica oferece tranquilidade, aconchego e diversão.

SERVIÇO

Lançamento do XV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica

Dia: 12 de maio de 2023 - Sexta-feira

Horário: 16 horas

Local: Sede do Sebrae Minas (avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, Belo Horizonte-MG).

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!