PF participa da operação internacional Trigger IX de combate ao tráfico de armas e apreende 4.677 armas de fogo

Durante a ação foram apreendidas 4.677 armas de fogo, 147.954 munições e detidas 6.167 pessoas

A Polícia Federal participou da nona edição da Operação Trigger, uma iniciativa da Secretaria Geral da Interpol em parceria com os países membros para o combate ao tráfico internacional de armas de fogos.

A Operação Trigger IX – América Latina, foi conduzida simultaneamente em todo o continente latino-americano de 12 de março a 02 de abril de 2023, com foco no aprimoramento da cooperação policial internacional através da coleta e compartilhamento de inteligência em investigações de tráfico de armas e do uso das ferramentas específicas da Interpol.

Continua após a publicidade

A participação do Brasil na Operação Trigger IX resultou na apreensão de 4.677 armas de fogo, 147.954 munições, 15.195 quilos de entorpecentes, 41.231 fiscalizações/abordagens de pessoas, 6.167 pessoas detidas por crimes diversos e 345 veículos apreendidos, números estes em fase final de totalização.

De 23 a 27 de março de 2023, um centro operacional foi instalado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, em coordenação com a Secretaria Geral da Interpol e os Escritórios Regionais da Interpol de Buenos Aires e San Salvador.

Foto: Polícia Federal/Divulgação

 O Centro de Comando da Operação reuniu os coordenadores nacionais de todos os 15 países participantes com vista a apoiar a rápida troca de informações, coordenação de atividades e o uso das ferramentas da Interpol para verificação cruzada de informações no contexto da Operação.

Continua após a publicidade

No Brasil, as atividades operacionais foram concentradas em grandes centros urbanos de todas as regiões do Brasil, cidades fronteiriças e do interior, com especial destaque para a fiscalização em rodovias, portos e aeroportos e contaram com a participação da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além das Secretarias de Segurança Pública Estaduais, por meio das polícias civis e militares, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Importante registrar o reforço das fiscalizações de rotina e a participação do Exército Brasileiro nas ações de fiscalização sob sua competência exclusiva.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!