Tribo Muã Mimatxi Pataxó celebra Dia dos Povos Indígenas em Itapecerica (MG) e recebe autoridades políticas e estudantes

A Tribo Muã Mimatxi Pataxó celebrou nesta quarta-feira (19) o Dia dos Povos Indígenas com uma apresentação típica de sua cultura para estudantes e autoridades políticas na aldeia onde residem, localizada no Distrito de Lamounier, em Itapecerica (MG).

A tribo, que chegou a Itapecerica há 17 anos vinda da Bahia, mantém a tradição dos indígenas com as pinturas no rosto, os cocares e o amor pela natureza. Atualmente, a aldeia é composta por 30 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, e conta com uma escola para as crianças e um posto de saúde.

Este é o primeiro ano em que o Brasil celebra o "Dia dos Povos Indígenas", após a aprovação da Lei 14.402 em julho de 2022, que oficializou a mudança do antigo nome "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas". A alteração foi motivada pela consideração da palavra "índio" como um termo genérico que não considera a diversidade dos povos indígenas.

A mudança foi defendida por anos por defensores das causas indígenas, que argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil até os genocídios modernos, deveria ser chamada de "Dia dos Povos Indígenas".

Continua após a publicidade

De acordo com a professora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Márcia Mura, a mudança é necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

Continua após a publicidade

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!