Na manhã desta quarta-feira, um ataque à creche Cantinho do Bom Pastor, localizado em Blumenau, Santa Catarina, chocou o país. O agressor, um homem de 25 anos, entrou na creche armado com um machadinho e deixou quatro crianças mortas e outras quatro feridas. Após o ataque, o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o caso e afirmou que o autor do crime já havia sido preso em outras ocasiões.
De acordo com Gabriel, o agressor tem quatro passagens pela polícia. A primeira delas foi em 20 de novembro de 2016, quando ele se envolveu em uma briga dentro de uma casa noturna. Em março deste ano, ele esfaqueou o próprio padrasto. Já em julho de 2022, foi abordado com cocaína e autuado. Em dezembro, ele quebrou o portão da casa do padrasto e esfaqueou um cachorro.
O delegado-geral afirmou que o agressor responderá por quatro homicídios triplamente qualificados e por quatro tentativas de homicídio triplamente qualificados. Além disso, a polícia solicitou a quebra de sigilo telefônico e telemático para investigação.
Assista a Coletiva de imprensa
Gabriel também explicou que o caso é considerado isolado e não tem relação com outras práticas criminosas. No entanto, desde a semana passada, a polícia vinha construindo um plano de contingência para evitar surtos como esse em Blumenau. O plano inclui a instalação de câmeras de monitoramento, serviço de inteligência e treinamento de professores para agirem de forma preventiva em situações de violência nas escolas.
As quatro crianças mortas no ataque tiveram entre 4 e 7 anos de idade. As vítimas feridas foram encaminhadas para hospitais da região e apresentam quadros estáveis, segundo o Corpo de Bombeiros. O ataque deixou toda a cidade de Blumenau em estado de choque e luto.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter