Governo estuda uso de fundo das petroleiras para renovar frota de carros velhos e poluentes, afirma ministro da Fazenda
Na segunda-feira (3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo está avaliando a possibilidade de utilizar um fundo abastecido por empresas de petróleo para renovar a frota de carros velhos e retirar de circulação os veículos mais poluentes. Em conversa com jornalistas após uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Haddad afirmou que a ideia é dedicar esse fundo à transição ecológica, através do refluxo da frota de carros muito velhos que precisam ser tirados de circulação, mediante indenização, para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente.
O ministro explicou que os recursos para esse programa não seriam novos, pois o fundo já existe. Uma equipe do Ministério da Fazenda vai estudar o assunto. Os contratos com as empresas de petróleo têm uma cláusula chamada de "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação", que tem o objetivo de estimular a pesquisa e adoção de novas tecnologias para o setor. O valor da contribuição ao fundo varia de 0,5% a 1% da receita bruta da produção dos campos que pagam.
Vale destacar que a ideia não é nova e já foi proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, que tentou utilizar esses recursos para retirar de circulação a frota de veículos no final da vida útil, através de ações como desmonte ou destruição de caminhões mais antigos. No entanto, ainda não se conhece os resultados deste programa. A proposta atual visa renovar a frota de carros velhos e poluentes, promovendo um impacto positivo no meio ambiente e na qualidade do ar nas cidades.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter
https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc