A oposição irá protocolar um novo pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (29). De acordo com informações do repórter Bruno Pinheiro, o documento cita crimes de responsabilidade cometidos pelo petista, incluindo ameaça e coação a um representante da nação e desvio de função de Presidente da República.
O pedido de impeachment se baseia em uma entrevista concedida por Lula à TV 247, na qual, segundo os parlamentares, o petista "ameaçou, constrangeu e coagiu" o ex-juiz e senador Sergio Moro. Em entrevista, Lula disse que "só vai estar bem quando eu f... esse Moro". Os autores do pedido também alegam que o presidente revelou "intenções revanchistas", o que caracterizou o desvio de função.
O documento menciona ainda a Constituição, que estabelece que um dos crimes de responsabilidade é "proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo". Os parlamentares argumentam que a fala do presidente ultrapassou os limites da ética e do decoro que são próprios do cargo de Presidente da República e que suas condutas maculam todas as decisões até agora proferidas.
Os parlamentares da oposição afirmam que a conduta criminosa de Lula afronta os deveres constitucionais do Chefe de Estado e que ele precisa responder política e juridicamente. Segundo eles, o presidente demonstra desrespeito às instituições e à própria sociedade brasileira. O documento deverá ser protocolado ainda nesta quarta-feira (29), e agora caberá ao Congresso decidir se o pedido de impeachment será ou não aceito.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter
https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc