Prefeitura de Itapecerica recebe Acadêmicos da UFMG, que irão realizar atividades de Extensão Universitária no município

A Prefeitura, através da Superintendência de Meio Ambiente e da Secretaria de Planejamento, recebeu na segunda-feira (10), 15 estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Comunicação Social da UFMG para atividades de Extensão Universitária.

Os acadêmicos, acompanhados pelo professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, Valter Lúcio de Pádua, permanecerão na cidade até o próximo dia 20, realizando diagnóstico sanitário e ambiental nas áreas urbana e rural de Itapecerica.

Foto: Prefeitura de Itapecerica/Divulgação

Comunicação Social

Serão realizadas entrevista nas ruas com a população, e os estudantes farão um programa de uma hora na rádio Liberdade, das 09h as 10h, até o próximo dia 20.

Continua após a publicidade

Serviços
Saiba como a UFMG gerencia as questões referentes ao meio ambiente e como acionar as áreas responsáveis em caso de necessidade:

Gestão de Resíduos
O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), da Pró Reitoria de Administração (PRA), por meio da Divisão de Gestão de Resíduos (DGR), atua na gestão da logística necessária para as etapas de destinação correta dos resíduos gerados na UFMG. Contatos: (31) 3409-4361/3220 ou residuos@dga.ufmg.br.

Resíduos recicláveis
Uma das principais iniciativas da DGR é o Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS), em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o Decreto nº 5.940/2006. A UFMG realizou habilitação de cooperativas para o recebimento de papéis, papelão, metais e plásticos coletados no campus Pampulha e esse material hoje é destinado à COMARP (Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha).

Continua após a publicidade

O transporte para a coleta de recicláveis é de responsabilidade da UFMG desde 2014, e utiliza, duas vezes por semana, o caminhão da Divisão de Transportes (DITRA). A DGR já implantou o PCSS em diversas unidades onde foram realizados treinamentos periódicos direcionados aos auxiliares de limpeza sobre logística e a importância da coleta seletiva, além da criação de material gráfico para a sensibilização da comunidade acadêmica.

Recomendação: Se em sua unidade a logística da Coleta Seletiva ainda está não está implantada conforme orientações e monitoramento do DGA, ou está em fase de implantação, gentileza entrar em contato com a Gerência de Resíduos ou Serviços Gerais local e pedir informações sobre como descartar papel, papelão, plásticos rígidos e PET, vidro e metais. 

Resíduos comuns
Os resíduos comuns gerados pela UFMG são acondicionados em sacos plásticos de cor cinza claro e coletados pela SLU, exceto em unidades que geram resíduos de serviços de saúde. Nelas, os resíduos comuns são coletados pela empresa terceirizada TERRAVIVA e dispostos em aterro sanitário licenciado.

Continua após a publicidade

Resíduos de serviços de saúde
Os Resíduos Infectantes (Grupo A) são acondicionados em sacos plásticos de cor branco leitoso com simbologia de resíduo infectante. Esses resíduos são coletados pela empresa VIASOLO e tem como tratamento a autoclavação e depois seguem para a disposição final no aterro da ESSENCIS no município de Betim. As carcaças de animais têm como tratamento a incineração realizada pela PROAMBIENTAL e a cinzas são encaminhadas para o aterro da ESSENCIS.

Resíduos químicos perigosos
Os resíduos químicos perigosos (RQPs) gerados nas atividades de ensino e de pesquisa são acondicionados pelos geradores em bombonas devidamente rotuladas com o padrão UFMG, inventariados e encaminhados para os entrepostos setoriais que são controlados pelo gerente de resíduos de cada unidade. As coletas periódicas de RQP são realizadas por empresa especializada, a SERQUIP, para fins de transporte rodoviário, tratamento e disposição final ambientalmente adequada.

Lâmpadas fluorescentes inservíveis
As lâmpadas queimadas e quebradas geradas na UFMG são transportadas e armazenadas no entreposto do DGA por equipe técnica do DEMAI e periodicamente recolhidas pela empresa contratada para coleta, transporte, descontaminação e recuperação dos materiais constituintes de lâmpadas fluorescentes e multivapores.

Continua após a publicidade

Resíduos eletroeletrônicos
Os resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados e inservíveis são recolhidos em diversas unidades da UFMG e doados para associação/cooperativa ou empresa especializada. As unidades devem solicitar acoleta ao DGA, que organizará as campanhas sob demanda.

Cartuchos e toners
Os cartuchos e toners da marca HP são coletados pelo processo de logística reversa. Outras marcas vão para tratamento como RQ.

Pilhas e baterias
A coleta é realizada em campanhas organizadas pelo DGR/DGA junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFMG e esse material é enviado à GM & C Logística e Transportes LTDA, através da Logística Reversa.

Poliestireno (isopor)
Atualmente um caminhão da DITRA realiza a coleta no campus Pampulha, previamente agendada pelo DGA, de acordo com a demanda. O material coletado é doado à ISOFORT e é reutilizado pela empresa, que nos fornece bags para coletas futuras.

Compostagem - resíduos de podas
A UFMG realiza compostagem desde 2005. O resíduo tratado é composto por material proveniente de cortes de gramado, rastelamento de folhas e podas de jardins e árvores. Não entram no processo galhos e lenhas. O composto gerado é utilizado dentro do campus Pampulha para condicionamento do solo. O material verde, coletado pela equipe da Divisão de Áreas Verdes da UFMG, é levado diariamente para pátios de compostagem, localizados próximos da FAE e do CEU. O processo é relativamente lento, para a matéria ser convertida em seu produto final. Além de produzir adubo para ser utilizado dentro da Universidade, a compostagem evita o envio do resíduo para aterros. Deste modo, não compromete, ainda mais, a capacidade de absorção dos solos, que já limitada. Contatos: (31) 3409-5504 ou daverdes@dga.ufmg.br.

Infraestrutura sanitária
As questões de infraestrutura sanitária como drenagem pluvial, abastecimento de água e esgotamento sanitário são tratadas pela Divisão de Infraestrutura Sanitária (DISA) do DGA/PRA. A DISA também realiza o controle do consumo e custo mensal de águado campus Pampulha e Unidades Isoladas e externas; a identificação das causas de ocorrência de anormalidades e/ou de valores de consumo elevados, e acionamento do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (DEMAI)/PRA para intervenção corretiva. Contatos: (31) 3409-6729 ou disa@dga.ufmg.br.

Regularização ambiental
O DGA também orienta sobre questões de processos de regularização ambiental da Universidade perante os órgãos públicos competentes. Contatos: (31) 3409-4635 ou dir@dga.ufmg.br.

Gestão da Fauna
O DGA vem atendendo diversas demandas da comunidade universitária relativas à presença de animais nas unidades, oferecendo orientação quanto aos procedimentos adequados para cada caso, como remoção de colmeias de abelhas e marimbondos que apresentam riscos aos seus frequentadores, desinsetização, entre outros. Foi instituída pela Reitora a Comissão Permanente de Política Animal nos campi da UFMG, por meio da Portaria Nº 174, de 08/07/2019. Essa Comissão vem trabalhando na proposição e implementação de ações para a proteção dos animais dos campi da UFMG, combatendo especialmente o abandono de animais domésticos e realizando o manejo da população já existente. Além disso, estão sendo estudadas ações para proteção das populações de animais silvestres. Contatos: (31) 3409-4635 ou fernanda.dga.ufmg@gmail.com

*As informações são da UFMG

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!