No início da tarde desta quinta-feira (29), um policial militar lotado no Destacamento de São Sebastião do Oeste (MG), resgatou um homem, de 63 anos, após uma explosão provocada por vazamento de gás de cozinha, em um imóvel, na Rua Minas Gerais, em Divinópolis (MG). O Sd Lucas Coelho, que reside no Centro de Divinópolis, estando de folga e em casa, saiu na rua a fim de verificar o que teria ocasionado um forte estrondo, visualizando que saía bastante fumaça de um cômodo da lanchonete.
Ao se aproximar do local, o militar sentiu um forte cheiro de gás de cozinha, além de constatar que dois botijões e diversos outros objetos estavam em chamas, dentro do imóvel.

Com a ajuda de um vizinho, o militar conseguiu desobstruir a entrada, onde a porta, do tipo rolo, estava parcialmente aberta e um sofá havia sido colocado para impedir a entrada de estranhos no cômodo.
Logo após o militar retornou na residência dele e pegou um cobertor, que foi molhado e usado para apagar as chamas nos botijões.
Utilizando de uma mangueira, o militar também jogou água no interior do imóvel para conter o incêndio.
Posteriormente o militar, entrou no imóvel e viu o homem caído ao solo sobre os destroços. Com a ajuda de outras duas pessoas, a vítima foi removida para um local seguro, no lado externo.
Os Bombeiros Militares de Divinópolis foram acionados, e no local, constataram que um cômodo anexo a uma residência estava em chamas e no local também estava uma vítima com queimaduras por todo o corpo. Enquanto parte da equipe realizava atendimento primário da vítima até a chegada da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, os demais militares da guarnição de bombeiros faziam o combate às chamas. O cômodo anexo a casa de aproximadamente 5m², era usado como cozinha para fabricação de salgados. Todos os utensílios, móveis e eletrodomésticos do local foram danificados pelas chamas.
A suspeita é que a explosão tenha sido causada por vazamento de gás de três botijões de cozinha usados na produção de salgados que a vítima vende de porta-a-porta.
No momento do combate, duas válvulas estavam rompidas e em chamas e o terceiro botijão estava danificado. Nenhum dos vasilhames de GLP categoria P13 (botijão de cozinha) rompeu ou explodiu. A explosão foi causada pelo vazamento do gás.
Após o combate às chamas, os militares acionaram a perícia da Polícia Civil para avaliar danos, causas e natureza do vazamento.
Os vasilhames foram recolhidos por uma empresa autorizada.
De acordo com o SAMU, a vítima estava com rebaixamento do nível de consciência e precisou ser sedado. Apresentava queimaduras em aproximadamente 80% do corpo (cabeça, rosto, vias aéreas, tórax, abdômen e coxas).
A vítima recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado, intubado e encaminhado para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis.





Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter