As comemorações incluem a inauguração da galeria Memória do Judiciário.
A comarca de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais, completou 150 anos. Uma série de eventos estão sendo realizados entre quinta-feira (17) e sábado (19) para comemorar a data. Na quinta-feira (17), o Fórum recebeu cerca de 60 convidados, entre autoridades locais e servidores, para a inauguração da galeria Memória do Judiciário em Itapecerica. Durante a solenidade, foi lida a mensagem de congratulações do Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.
O diretor do foro de Itapecerica, juiz Altair Resende de Alvarenga, abriu a solenidade. A mesa de honra que contou ainda com as presenças da vice-prefeita, Joyce Afonso Rios Ferreira, representando o prefeito Wirley Rodrigues Reis; do presidente da Câmara Municipal de Itapecerica, Gleyton Luiz Pereira; do delegado de polícia Adriano Miguel da Silva; do comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar em Itapecerica, João Paulo Soares Santos e da presidente da 92ª Subseção da OAB/MG, Maria Olinda Leão.
Após a abertura, o advogado e historiador Constantino Barbosa fez um breve relato sobre a história da criação da comarca de Itapecerica, que foi constituída no dia 15 de julho de 1872 pela Lei nº 1867. Foi então realizado o descerramento das quatro placas com os nomes dos juízes e os períodos em que serviram ao Poder Judiciário na região.

“A nova galeria, que conta um pouco sobre a história do judiciário na região, está localizada no Salão do Júri e é acessível a todos que frequentam o Fórum Ministro Gabriel Passos. Além da inauguração da galeria hoje, vamos realizar amanhã uma sessão na Câmara Municipal, junto com as comemorações da emancipação política administrativa do município e, no sábado, às 15h, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 150 anos da comarca”, disse o juiz Altair Resende de Alvarenga.
A solenidade contou também com a presença das autoridades civis, militares e eclesiásticas, advogados e servidores da Justiça.

