Em 2000, por meio da Lei Federal N° 9.970 foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi escolhida como forma de dar visibilidade à problemática em função do crime brutal ocorrido com uma menina de apenas oito anos de idade.
Em 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Crespo teve seu corpo encontrado após seis dias num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Aracelli foi espancada, estuprada, torturada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido e carbonizado.
Os suspeitos, membros de famílias tradicionais do Espírito Santo, foram absolvidos em segunda instância. O processo foi arquivado. A morte de Aracelli, no entanto, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças e adolescentes.
Em Arceburgo, a Policia Militar deu apoio na manhã desta quarta-feira (18), a uma caminhada que percorreu algumas ruas do centro da cidade e teve como ponto central a Igreja Matriz, localizada na Praça Doutor Herculano de Paula Borges.
Neste momento difícil, onde a atenção está voltada à pandemia, é importante alertar, conscientizar e prevenir as famílias sobre este crime e qualquer sinal entrar em contato com o Conselho Tutelar de Arceburgo através do número (35) 9-9903-0130 e (35) 3556-2516, ou com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Arceburgo através do telefone (35) 3556-2194 ou através do DISQUE 100 onde a ligação é anônima e gratuita.


