Evento irá reúnir ternos da irmandade. Cerimônia é a mais tradicional celebração do congado no Brasil.
A Coroação da rainha e do rei da “Coroa Grande”2022: Nathália Ribeiro e Eugênio Ribeiro. A solenidade, que marca o início das comemoracões da festa conea, será realizada no dia 13 de maio de 2022, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês em Itapecerica (MG). A cerimônia é a mais tradicional celebração do congado no Brasil e simboliza o ritual de troca de coroa.
Programação:
19h30 - Recitação do terço ministrado pelo diácono Luiz Fernando.
- Cerimônia de coroacão dos Reis da Coroa Grande 2022. Terá a participação dos ternos da irmandade.
História

A Festa do Reinado é realizada em Itapecerica para relembrar, e contar às novas gerações, a história da vinda dos negros para o Brasil nos porões dos navios negreiros. A tradição também celebra o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, considerada mãe dos negros, e principalmente a abolição da escravatura pela a Princesa Isabel.
Durante a festa, os congados também homenageiam Chico Rei, que saiu da África como rei, para chegar ao Brasil como escravo, juntamente com sua tribo. As histórias sobre o personagem contam que ele trabalhou duro para comprar sua liberdade e a de seus súditos, sem derramar uma gota de sangue. O rei africano ainda teria comprado a própria mina onde trabalhava, tornando-se uma das pessoas mais respeitadas na antiga Vila Rica (Ouro Preto).
O Reinado começou a ser realizado em Itapecerica no ano de 1818.
Durante muito tempo a festa foi realizada dentro da Igreja Católica, mas, por volta de 1935, foi proibida pela igreja, voltando a ser comemorada somente na década de 1940, como forma de arrecadar fundos para reformar a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Itapecerica. A partir de então, o Reinado voltou a ser realizado anualmente, porém, fora da igreja.
O Reinado de Itapecerica é um dos mais antigos de Minas Gerais.
Além da tradição dos ternos e do desfiles dos reis, rainhas, a tradicional festa conta com barraquinhas no Alto do Rosário. Centenas de pessoas acompanham todos os anos o evento.
