Vetos de Zema ao reajuste dos servidores são lidos no plenário da ALMG; parecer pode levar 30 dias

Os vetos do governador Romeu Zema (Novo) ao reajuste dos servidores foram lidos nesta quinta-feira (7) no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e já começam a tramitar. Os deputados têm até 30 dias para derrubar ou manter os vetos.

A sessão, presidida pelo deputado Sargento Rodrigues (PL), foi aberta com 15 minutos de atraso e contou com a presença mínima de deputados em plenário.

A Assembleia irá compor uma Comissão Especial para análise dos vetos do governador. O parecer desta comissão será votado em plenário.

Relembre

Continua após a publicidade

O projeto de reajuste dos servidores foi encaminhado à Assembleia com a previsão de aumento de 10,06% para todos os servidores. No dia 30 de março, os deputados estaduais alteraram o projeto e ampliaram os reajustes para as categorias da Educação, Segurança e Saúde.

Para os professores foi garantido o pagamento do piso da educação com um reajuste de 33,24%.

Para as forças de segurança foi incluído um reajuste de 24%, visando cumprir acordo feito por Zema com os trabalhadores do setor. Para a saúde também foi previsto um reajuste de 24%.

Continua após a publicidade

Porém, na última terça-feira (5), Romeu Zema sancionou o projeto, mas com veto às alterações feitas pelos deputados e mantendo o índice previsto no projeto original, de reajuste de 10,06% para todos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!