Você provavelmente já deve ter bebido em um copo americano. Quem nunca bebeu nada em um copo desses, provavelmente não bebeu nada no Brasil. E essa cultura material viva está presente de norte a sul do país. Mas algo que surpreende bastante é saber que o copo americano é, na verdade, bem brasileiro, e foi idealizado por um sanjoanense.
A matéria continua após a publicidade
Nadir Dias Figueiredo nasceu de uma família modesta em São João del-Rei, em 2 de dezembro de 1881, e 21 anos depois fundou junto a seu irmão Morvan Dias Figueiredo a fabricante de utensílios de vidro, que foi mudando de cidade até se estabelecer na cidade de São Paulo. Nos anos 40, quando fez uma viagem aos Estados Unidos, Nadir idealizou um copo, focado em baixo custo, conforto e com qualidade multiuso. Voltou para o Brasil na intenção de produzir o copo americano, que foi batizado com esse nome por causa do maquinário que importou em sua viagem para a produção dos copos.
Embora Nadir tenha se inspirado nos modelos americanos para a confecção do copo, o produto foi completamente redesenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.
Hoje, quase 74 anos depois, não há um bar, padaria, lanchonete ou restaurante que não use este modelo de copo. Nos anos 90, o copo foi eleito “O melhor copo para se tomar cerveja no Brasil”. Como o copo se espalhou por todo o Brasil, podemos observar o fenômeno de aumento da produção para atender essa enorme demanda. Em 1947, a empresa produzia 2 copos por minuto e nos dias atuais, produz 480 copos por minuto.
O Copo Americano é considerado um dos maiores símbolos nacionais, sendo considerado um ícone do design brasileiro. No ano de 2009, foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) na cidade de Nova York, juntamente com outros setenta produtos que representavam o modo de vida brasileiro.
O modelo exclusivo da Nadir Figueiredo, é o copo mais vendido no país. No ano de 2010 atingiu a marca de 6 bilhões de unidades produzidas, que se enfileiradas chegariam a 402 mil km, ou 10 voltas na Terra.
Agora que você sabe que um dos ícones da cultura brasileira foi criado por um sanjoanense, certamente vai olhar ainda com mais carinho para o copo americano.
Fontes: O Explorador São Paulo em Foco Cachaçaria Nacional Wikipedia Siga-nos Também no Instagram: @destaknews