Saidão de Natal: Justiça libera 1,8 mil presos da Papuda em Brasília (DF)

Cerca de 1,8 mil detentos que cumprem prisão em regime semiaberto nas penitenciárias do Distrito Federal foram liberados, na manhã desta segunda-feira (21), para comemorar o Natal com familiares. O benefício do “saidão” é concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) e cumpre o calendário estabelecido pela Justiça.   A matéria continua após a publicidade Link para baixar o aplicativo  

Os internos lotados no Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, saíram da unidade prisional em ônibus lotados e desembarcaram na Rodoviária do Plano Piloto. Também tiveram benefício os presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e da Penitenciária Feminina do DF (PFDF), no Gama. O Correio apurou que um esquema especial de segurança, com policiais penais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) e militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi montado para supervisionar a saída dos detentos.

Os custodiados alocados no Centro de Detenção Provisória 2 (CDP 2) não foram contemplados pelo benefício, pois, segundo determinação da VEP, o complexo é destinado aos internos recém-chegado da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCC), que cumprem quarentena em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os 1.855 mil internos que deixaram os presídios nesta segunda-feira deverão se apresentar na respectiva unidade prisional às 10h da próxima segunda-feira (28).

 

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!