Covid-19: Estado confirma 2ª morte em Divinópolis

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado na manhã desta sexta-feira (22), confirmou a segunda morte por coronavírus em Divinópolis. Segundo o Estado, a vítima é uma idosa de 68 anos, que morreu no dia 14 de maio. Conforme a SES-MG, ela tinha comorbidades, ou seja, outras doenças além da Covid-19.

O boletim também informa que 6 novos casos da doença foram registrados no Centro-Oeste de Minas, sendo em em Carmo do Cajuru (1) , Divinópolis (1), Lagoa da Prata (1), Itaúna (3).

Continua após a publicidade

* Veja abaixo todas as informações dos casos confirmados, as mortes, além dos casos curados da doença.

Diferenças entre Estado e Municípios

Diariamente, o Estado e muitos municípios divulgam informações dos casos relacionados ao novos coronavírus, a Covid-19.

G1 lembra que a divergência de dados do boletim do Governo de Minas em relação aos dados das Prefeituras ocorre por diversos fatores, entre eles a quantidade de dados recebidos pelo governo de Minas Gerais. Além disso, a SES-MG destaca sempre, que os dados são parciais e que estão sujeitos a alterações.

Continua após a publicidade

Pessoas curadas

Segundo a secretaria do Estado, os pacientes curados são casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

No informe desta sexta (22), as cidades da região Centro-Oeste de Minas continua com 175 casos de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e já se curaram. Ou seja, não teve alteração em relação ao informe anterior. A maior parte das pessoas que se recuperaram é de pacientes de Divinópolis, com 107 casos. Veja tabela completa abaixo.

Casos curados de Covid-19

Cidade Número de curados
Abaeté 1
Arcos 6
Bom Despacho 1
Carmo da Mata 1
Carmo do Cajuru 4
Carmópolis de Minas 1
Divinópolis 107
Formiga 3
Itapecerica 13
Itaúna 1
Lagoa da Prata 19
Moema 1
Nova Serrana 2
Pará de Minas 5
Pedra do Indaiá 1
Piumhi 1
Santo Antônio do Monte 4
São Sebastião do Oeste2 4
TOTAL 175

Casos confirmados

Com os novos casos confirmados pelo Estado nesta sexta (22), Divinópolis chega a 134 pessoas testadas positivas para a Covid-19. Assim, o município segue como o com mais registros na região. Ao todo, são 290 no Centro-Oeste de Minas. Veja tabela abaixo.

Casos confirmados de Covid-19

Cidades Número de casos
Abaeté 1
Arcos 10
Bom Despacho 4
Candeias 4
Capitólio 1
Carmo da Mata 1
Carmo do Cajuru 12
Carmópolis de Minas 5
Cláudio 3
Divinópolis 134
Formiga 9
Itapecerica 14
Itaúna 5
Lagoa da Prata 41
Moema 1
Nova Serrana 15
Oliveira 2
Pará de Minas 11
Pedra do Indaiá 1
Pitangui 1
Piumhi 1
Santo Antônio do Monte 7
São Sebastião do Oeste 18
Total 290

*O caso em Martinho Campos evoluiu para óbito, assim como um dos casos de Capitólio , Nova Serrana e Divinópolis. Por isso deixaram de constar na tabela acima.

Mortes por coronavírus

Com a atualização desta sexta-feira, o número de mortes pela doença no Centro-Oeste, conforme o boletim, subiu para oito; veja mais detalhes abaixo.

Mortes confirmadas por Covid-19

Cidades Número de mortes
Capitólio 1
Divinópolis 2
Martinho Campos 1
Nova Serrana 1
Piumhi 1
Carmo do Cajuru 2
Total 8

Casos divergentes: veja nota do Estado

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que os dados publicados no boletim são diariamente verificados pelas Unidades Regionais de Saúde para alinhamento junto aos municípios jurisdicionados.

Considerando a dinâmica das investigações epidemiológicas, atualizações quanto à residência dos pacientes podem acontecer e serão prontamente retificadas no Boletim do dia posterior. Assim sendo, neste momento, estamos validando as atualizações encaminhadas pela Regional de Saúde de Divinópolis e registraremos o dado retificado, caso necessário, no próximo Boletim".

Minas Gerais

Ainda conforme o boletim desta sexta-feira, são 5.596 casos confirmados da doença. Estão em acompanhamento 2.484 casos (quadros que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios).

Além disso, 2.991 casos são de pessoas que se recuperaram. No Estado, há 191 mortes confirmadas por coronavírus.

Sobre casos suspeitos, a SES-MG informou que conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial.

Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de Covid-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!