Seis mortes pelo novo coronavírus foram confirmadas em Minas por exames laboratoriais. O número dobrou em relação ao que havia sido informado no dia anterior. Ainda estão sob investigação outros 53 óbitos. Os dados constam em boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira (2) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A matéria continua após a publicidade

Além dos registros em Belo Horizonte e Mariana, na região Central, a pasta informou que o Covid-19 também foi detectado em pessoas que morreram em Contagem, na Grande BH, Juiz de Fora, na Zona da Mata, e São Gonçalo do Rio Preto, no vale do Jequitinhonha.
Até o momento são 39.084* casos suspeitos para COVID-19, 370 casos confirmados. Cinquenta e três (53) óbitos estão em investigação** e seis (6) óbitos foram confirmados***.
*Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 02/04/2020. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SESMG.
**Óbitos em investigação – óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 79 óbitos suspeitos, sendo 20 descartados para COVID-19.
***Dos 06 (seis) óbitos confirmados até o momento, em 04 (quatro) foi identificada a presença de comorbidades/fatores de risco. Para os outros 02 (dois) as investigações permanecem sendo realizadas. No que tange à faixa etária, 02 (dois) pertencem à faixa etária de 20 a 59 anos; 02 (dois) à faixa etária de 60 a 79 anos e 02 (dois) pertencem à faixa etária acima de 80 anos de idade.
Os óbitos foram de pessoas com município de residência em: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Mariana e São Gonçalo do Rio Preto.
Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.
Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais".
A partir de 27/03/2020 os casos suspeitos de COVID-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município. Assim que possível, as informações serão atualizadas.
TABELA 1 – DISTRIBUIÇÃO DE CASOS E ÓBITOS CONFIRMADOS DA COVID-19 SEGUNDO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA, MINAS GERAIS, 2020*



