Empresário de Itapecerica descobre que recebeu cédula falsa de R$50 reais, ao realizar depósitos em agência bancária

Um empresário de Itapecerica (MG), descobriu que foi vítima de um golpe, após ter recebido uma cédula falsa de R$50,00 (cinquenta reais).
A vítima, só descobriu o golpe na manhã dessa segunda-feira (9), no momento em que realizava depósitos na agência do banco Itaú, no centro de Itapecerica.

A matéria continua após a publicidade

 
A vítima relatou que, em meio às cédulas que enviou para depósito foi detectada pelo banco a existência da cédula falsa e tão semelhante à original, que o próprio Caixa ficou na dúvida se era verdadeira ou não, e enviou a mesma para uma análise no Banco Central. E que segundo relatos do funcionário do banco, esta foi a "possível" nota falsa mais próxima da original que ele já pegou até hoje.
É importante salientar, que todos devem ficar atentos ao receber cédulas de qualquer valor, no momento do recebimento, deve ser feita uma minuciosa verificação na cédula e até mesmo comparando e legitimidade com outra cédula que a pessoa tenha em seu poder.
 

Assista ao vídeo abaixo e siga as orientações de como proceder.

[caption id="attachment_65581" align="alignnone" width="1239"] Reprodução[/caption]

Como identificar uma cédula falsa

Todas as notas de real verdadeiras têm elementos de segurança que permitem checar se elas são autênticas. Esses elementos são diferentes entre as notas antigas, de 1994, e nas notas mais recentes, de 2010. Veja como identificar se uma nota é verdadeira ou falsa, em cada uma das famílias de notas:
Nas notas de 1994 e de 2010
1. A marca d´água
Ao segurar a nota contra a luz, você observa figuras na área clara e lisa da cédula, em tons claros e escuros. O desenho é como se fosse uma marca d´água.
2. O papel
A cédula é impressa em um papel que tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum.
3. O relevo
Ao tocar na nota, dá para sentir um relevo em algumas áreas, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que indicam o valor da cédula.
Nas notas de 2010
1. O número escondido
Em um lugar com bastante luz, se você colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você verá um número escondido ao lado direito da cédula.
2. O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso
Ao colocar a nota contra a luz, você verá que o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.
3. Os elementos fluorescentes
Se você olhar para as notas com uma luz ultravioleta, verá que os números do verso mudam de cor e que dá para enxergar fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.
4. As microimpressões
Com uma lente de aumento, você pode ver o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.
Nas notas de 1994
1. A sigla BC
Ao observar a frente da cédula, no canto inferior esquerdo, dá para ver a sigla BC.
2. O símbolo das Armas Nacionais
A estrela do símbolo das Armas Nacionais aparece nos dois lados da cédula. Ao olhar a nota contra a luz, o desenho impresso de um lado se ajusta exatamente ao desenho do outro lado.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!