Região Centro-Oeste de Minas é habilitada na Rede de Atenção às Urgências e Emergências

O prefeito de Carmo do Cajuru e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg), Edson Vilela, participou nesta quarta-feira (20), de uma reunião com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a convite do deputado Domingos Sávio, onde foi dado um importante passo para a saúde na Região Ampliada Oeste. Os 54 municípios da região foram habilitados na Rede de Urgência e Emergência.
 

A matéria continua após a publicidade

Isso significa que os hospitais que integram a região Centro-Oeste de Minas receberão um aporte financeiro que possibilitará a abertura de novos leitos e melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado Domingos Sávio, foi o responsável por intermediar o diálogo no Ministério da Saúde, e junto a ele estavam também representantes de instituições como o Hospital São João de Deus (HSJD), representado pela superintendente Elis Regina, o secretário executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) José Marcio Zanardi, dentre outros agentes de saúde.
“O que conseguimos hoje, beneficiará diretamente os hospitais de média e alta complexidade da região com a abertura de novos leitos para dar mais celeridade na fila de pacientes em espera. Era algo que há tempos corríamos atrás e hoje agradecemos muito ao deputado Domingos Sávio, que proporcionou a abertura para esse diálogo que nós gestores e toda população colheremos bons frutos”, disse Edson Vilela.
O deputado Domingos Sávio pontuou sobre a necessidade do valor que os municípios receberão após a habilitação na Rede de Urgência e Emergência.
[caption id="attachment_35018" align="alignnone" width="1280"] Fotos: Anna Lúcia Silva[/caption]
“Temos o Samu que funciona nas 54 cidades, onde ele busca o paciente, o estabiliza e em seguida o leva para os hospitais. O Samu é um componente importante para salvar vidas, entretanto, a internação do paciente no hospital gera um custo altíssimo e é preciso garantir dinheiro para que todo esse atendimento seja feito da melhor maneira possível. Estamos saindo com essa notícia que repercute a mais de 30 hospitais da região”, explicou o deputado.
O aporte conquistado é da ordem de R$ 3 milhões mensais, valor que será dividido entre os hospitais de acordo com seus níveis. Por fim, o deputado e o presidente do Cis-Urg ainda declararam que o próximo pleito será a conclusão do Hospital Regional Divino Espirito em
Divinópolis, que suprirá significativamente a demanda de leitos do Centro-Oeste.
 
Por Anna Lúcia Silva/Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Carmo do Cajuru

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!