Para falar da parceria entre CIS-URG Oeste e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros que já traz benefícios para a região oeste, foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) uma coletiva de imprensa, no Parque da Divinaexpo em Divinópolis. Além da imprensa local, prefeitos de algumas cidades que integram o CIS-URG Oeste também participaram do evento.
A matéria continua após a publicidade

A mesa foi composta pelo Presidente do CIS-URG Edson Vilela e do secretário executivo José Márcio Zanardi. Representando o Corpo de Bombeiros estava o Tenente Pedro Aihara. O BOA foi representado pelo Tenente Coronel Alexandre Gomes Rodrigues. E Alan Rodrigo da Silva representou a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. Na oportunidade foram passados os benefícios que este convênio firmado entre as duas instituições traz para a região e também para todo o estado, pois uma equipe do SAMU Oeste vai apoiar a tripulação de aeronaves em atendimentos colaborando para que mais ocorrências tenham suporte aéreo ganhando tempo no deslocamento até o hospital melhor adequado para o tratamento da vítima. Firmando ainda mais a parceria, o Tenente Coronel Alexandre presenteou o Presidente do Consórcio com uma moeda do Corpo de Bombeiros. “É uma forma de firmar ainda mais esta parceria que vai salvar muitas vidas”, afirma o representante do BOA. Foi conversado também sobre a situação do Consórcio devido à falta de repasses financeiros. Está marcada para a tarde desta sexta-feira uma reunião com representantes de todos Consórcios de Saúde para atendimento de Urgência e Emergência de Minas Gerais e a Secretaria de
Estado de Saúde. Dela se espera um desfecho positivo para que não haja interferência nos atendimentos.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="30897,30898,30899,30900,30901,30902,30903"]
Paralelamente à entrevista coletiva também era realizado o curso de Capacitação e Atualização dos condutores socorristas com profissionais renomados no cenário nacional em pilotagem de emergência.
Após a entrevista coletiva foi feita uma simulação de transferência de uma vítima de queimadura com a integração das equipes do SAMU e BOA, de Divinópolis para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte.