
- 19/09/2025 - Itapecerica/MG
Minutos após a determinação de prisão preventiva do ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), na noite desta sexta-feira (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu habeas corpus para soltar o tucano.
A matéria continua após a publicidade
O pedido da defesa de Richa era sobre a prisão temporária, que o levou à prisão na última terça-feira (11). Porém, a defesa do ex-governador se antecipou e solicitou ao ministro do STF um ‘salvo conduto’, para evitar também qualquer determinação de prisão preventiva, algo que foi concedido pelo magistrado.
“No caso em questão, observo grave vício de fundamentação na decisão que decretou a prisão temporária do requerente, já que ela está em dissonância com a lei e se baseou em fatos bastante antigos, utilizando-se de elementos genéricos e inespecíficos que não demonstraram, in concreto concreto, a necessidade da medida extrema”, escreveu Gilmar Mendes, em seu despacho.
Os demais presos também foram beneficiados – saiba quem são eles e quais as denúncias. “Além disso, a ausência de fatos recentes evidencia que o risco de que o requerente e os demais investigados possam atrapalhar as investigações é meramente retórico, genérico e conjectural”, disse o ministro.
Richa e outras 14 pessoas foram presas de forma provisória na terça-feira (11), no âmbito da Operação Rádio Patrulha, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR).
No final da tarde de sexta-feira (14), o juiz Fernando Fischer determinou a prisão preventiva para dez dos 15 presos. O despacho de Gilmar Mendes foi divulgado pouco tempo depois. O único que permanece preso, apesar da decisão do ministro do STF, é o ex-secretário Deonilson Roldo, que já está preso preventivamente no âmbito da Operação Piloto, por decisão do juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba.
A Operação Rádio Patrulha apura crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN
Mulher é Presa por Envolvimento na Morte de Ex-Delegado Ruy Ferraz Fontes
18 Setembro 2025
168
Polícia Militar de Perdigão prende traficante e apreende 85 porções de drogas
18 Setembro 2025
170