- 01/05/2025 - Itapecerica/MG
A baixa vacinação contra o sarampo preocupa especialistas e autoridades. Nada menos que 5,4 milhões de mineiros não receberam a segunda dose da imunização. O número corresponde à faixa etária de 1 a 29 anos, que tem direito à proteção gratuitamente nos postos de saúde. Sem o reforço, essas pessoas estão vulneráveis à doença.
A matéria continua após a publicidade
Reforço
Sessenta casos suspeitos da doença foram registrados em Minas neste ano, mas todos foram descartados. Dentre as principais ações para reverter a baixa cobertura está a Campanha Nacional de Vacinação, que vai de 6 a 31 de agosto. Além disso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, será retomada a imunização nas escolas, públicas e privadas, para alcançar crianças e adolescentes.
Em Belo Horizonte, a partir da próxima semana, profissionais da administração municipal irão procurar pelas crianças que ainda não fecharam o esquema de prevenção. Será verificado pelo sistema de cadastro dos posto de saúde aquelas que precisam ser protegidas. Os pais serão acionados por telefone ou visitas dos agentes comunitários.
Pessoas de 30 a 49 anos, que já receberam pelo menos a primeira dose da vacina, não precisam se preocupar. Quem não tomou nenhuma, no entanto, deve comparecer aos postos de saúde para receber uma dose única. Já para os maiores de 50 anos é considerado que a pessoa já teve contato com a doença e não precisa se proteger.
Vale lembrar que a imunização é feita com o vírus vivo enfraquecido. Ela é contraindicada para gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de um ano e quem está com a imunidade baixa.
A matéria continua após a publicidade
Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN