Divinópolis - Ação conjunta da PM desarticula quadrilha e recupera 500 kg de cobre furtados de usina fotovoltaica

Os autores, com vasta ficha criminal, foram flagrados tentando queimar o material às margens do Rio Itapecerica, em Divinópolis; carga foi furtada em Piumhi

DIVINÓPOLIS – Uma operação integrada entre o 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e equipes das cidades de São Sebastião do Oeste e Piumhi resultou, na manhã desta quinta-feira (25), na prisão de dois homens e na recuperação de meia tonelada de fios de cobre. O material havia sido furtado durante a madrugada de uma usina de energia fotovoltaica instalada no município de Piumhi, no Centro-Oeste mineiro.

O flagrante

O sucesso da operação começou durante um patrulhamento preventivo realizado pelo 23º BPM no bairro Elizabeth Nogueira, em Divinópolis. Os militares concentraram as atenções em uma estrada vicinal de difícil acesso, conhecida pelas autoridades por ser utilizada como rota de fuga e ponto de descarte de materiais ilícitos e veículos roubados nas proximidades do Rio Itapecerica.

A tática policial foi precisa: os militares observaram um Fiat Elba saindo de uma área de mata densa. Ao abordarem o veículo, notaram que os dois ocupantes estavam com as roupas cobertas de lama e demonstrando nervosismo. Diante da atitude suspeita, os policiais iniciaram uma varredura minuciosa na região de mata de onde o carro havia saído.

Crime contra o patrimônio e meio ambiente

Ao adentrarem o local, os militares encontraram os cerca de 500 quilos de fios de cobre já separados. Parte do material já estava sendo submetida a um processo de queima intencional — uma técnica utilizada por criminosos para remover o revestimento plástico dos fios, facilitando a comercialização ilegal do metal em ferros-velhos e dificultando o rastreio da origem do produto. Além do prejuízo financeiro à usina fotovoltaica, a prática criminosa gera danos ambientais devido à emissão de gases tóxicos da queima do polímero.

Continua após a publicidade

 

Histórico criminal extenso

Os dois homens presos, de 33 e 34 anos, são velhos conhecidos das forças de segurança. Segundo a PM, ambos possuem um histórico extenso de passagens criminais, incluindo registros por:

Continua após a publicidade
  • Roubo e Furto;

  • Tráfico de drogas;

  • Porte ilegal de arma de fogo;

    Continua após a publicidade
  • Receptação.

Desfecho da operação

O trabalho de inteligência policial, articulado entre as frações de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Piumhi, foi fundamental para confirmar em tempo recorde que o material pertencia à usina vítima do furto na madrugada.

Os autores receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências de praxe. O Fiat Elba utilizado no crime, assim como os celulares dos suspeitos — que poderão conter evidências de outros envolvidos ou compradores do material — foram apreendidos. Os fios recuperados foram restituídos aos responsáveis após os procedimentos de perícia.

Continua após a publicidade

Bens apreendidos pela PM:

  • 500 kg de fios de cobre: (Material de alto valor agregado);

  • 01 Veículo: Utilizado no transporte do material ilícito;

  • 02 Aparelhos Celulares: Que passarão por perícia.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) agora assume as investigações para identificar se há outros integrantes na quadrilha ou receptadores que financiam esse tipo de crime na região.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!